Foto: Arquivo
Geraldão é um ídolo histórico do Timão
Geraldo da Silva, renomado ex-atacante conhecido pela alcunha de Geraldão, está celebrando o seu 74º aniversário nesta terça-feira, dia 25 de julho de 2023. No decorrer de sua carreira profissional, o atleta criou um lindo vínculo com o Corinthians entre o fim dos Anos 70 e começo dos Anos 80.
Esta história do avançado no clube Alvinegro do Parque São Jorge foi construída em duas passagens, que aconteceram de 1975 a 1978 e 1979 a 1981. Antes de chegar ao Coringão, surgiu como grande destaque do Botafogo de Ribeirão Preto, atuando junto de ninguém mais ninguém menos do que o Doutor Sócrates, que viria a reeditar a dupla no time paulistano.
Dá para considerar que tal "reencontro" dos jogadores só aconteceu porque quando Vicente Matheus, presidente do Corinthians na época, contratou o artilheiro, foi muito criticado pela torcida corintiana por trazer o "jogador errado". O fato fez o dirigente adquirir o outro atleta do Pantera, que também veio a ser ídolo do Timão algum tempo depois.
Vestindo a camisa do Time do Povo, se preocupou mais em balançar as redes do que jogar demonstrar habilidade e técnica. Isso acabou o ajudando a colecionar excelentes números nesta sua trajetória pela equipe Alvinegra. Chegou a ser emprestado ao Juventus em 1978, mas no ano seguinte, o atacante retornou o Coringão.
Segundo o portal Meu Timão, o atacante disputou 280 partidas com a camisa do Corinthians. Neste período em que esteve no clube, anotou 91 tentos pelo clube da capital paulista. Conquistou os Campeonatos Paulistas de 1977, sendo o artilheiro do time com 23 gols marcados em toda a campanha e tirando o seu time da fila, e também em 1979.
O artilheiro também coleciona alguns recordes no Timão: ele é o 42º jogador que mais atuou pelo Coringão, o Sexto atacante que mais atuou pelo Coringão, o sexto jogador que mais atuou pelo Time do Povo no século XX, o 23º maior artilheiro da história do Alvinegro Paulistano e o 13º atacante que mais marcou gols pelo Corinthians.
Na sequência de sua carreira, Geraldão teve uma segunda passagem pelo Juventus, e depois chegou a defender o Internacional e o Colorado do Paraná. Encerrou o seu estrelato em 1989.
0 comentários:
Postar um comentário