Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Como goleiro, Leão ficou 16 anos na Seleção Brasileira
Emerson Leão nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 11 de julho de 1949, e foi um dos grandes goleiros da história do futebol brasileiro. O atleta passou por grandes times, conquistando diversos títulos, e também viveu muitos anos na Seleção Brasileira.
A sua carreira começou em 1967, jogando pelo Comercial, de Ribeirão Preto, mas ficou pouquíssimo tempo por lá. O goleiro teve um grande destaque em sua primeira temporada, chamando a atenção de grandes clubes do futebol paulista.
Em 1968, foi contratado pelo Palmeiras, o grande time alviverde, que tinha um forte domínio do futebol paulista, junto com o Santos de Pelé. No Verdão construiu uma linda história, e depois de dois anos no clube, começou a ser convocado para a Seleção Brasileira.
Em 1970, às véspera da Copa do Mundo, o goleiro começou a ser convocado, e foi levado para fazer parte do grupo na competição. Leão ficou na reserva para Félix, que já tinha uma bagagem maior, mas, aos 20 anos, já era uma grande conquista estar fazendo parte do elenco.
O Brasil conquistou o título da competição, sendo a principal conquista da carreira do jogador, ainda muito jovem. Depois de 1971, Leão passou a ser o titular da posição, mostrando uma grande firmeza no gol Brasileiro. O goleiro ficou até 1979 sendo o dono da posição.
Neste período, ele foi titular da Copa de 1974, mas o Brasil não conseguiu conquistar a competição. A equipe acabou não se encaixando e sofreu um pouco durante a Copa, mas o goleiro teve grandes atuações, mostrando o porque era o dono da posição.
Em 1978, foi novamente o goleiro titular, e fez parte de uma certa ‘reformulação’ da seleção, mas que acabou não dando muito certo, tanto que, acabou não fazendo grandes atuações, e ficou sem o título. Mesmo assim, o goleiro foi muito bem, e permaneceu 457 minutos sem tomar um gol na Copa.
Porém, as coisas mudaram em 1979, quando o jogador acabou perdendo um pouco de espaço. E, por opção técnica de Telê Santana, acabou ficando de fora da Copa do Mundo de 1982. O Brasil acabou indo mal, e, novamente, ficou sem a taça da competição.
Em 1983 retornou para a seleção, porém, já não era mais o dono da posição. O Leão participou da Copa América daquele ano, fazendo boas atuações, que o fizeram ter mais chances novamente. As suas consistentes atuações o levaram para a Copa do Mundo de 1986, mas como reserva de Carlos Roberto Gallo.
Depois da competição, o jogador já estava em fase final de carreira, e decidiu encerrar suas passagens pela Seleção Brasileira. Após deixar os gramados, Leão se tornou técnico, e passou por diversos times.
Em 2000, após a derrota na Copa de 1998, e a ruim passagem de Luxemburgo, Leão foi chamado para o cargo, e foi assumir a Seleção Brasileira. Porém, o ex-goleiro acabou tendo uma péssima passagem, não conseguindo ajudar o Brasil, sendo demitido em 2001.
0 comentários:
Postar um comentário