Chilavert - O goleiro paraguaio ídolo do Vélez Sarsfield

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Chilavert foi um ídolo no Vélez

José Luis Félix Chilavert González, renomado ex-goleiro paraguaio conhecido apenas como Chilavert, está celebrando o seu 58º ano de vida nesta quinta-feira, dia 27 de julho de 2023. No decorrer de sua carreira, o arqueiro escreveu uma excelente história no Vélez Sarsfield da Argentina nos Anos 90 e se tornou ídolo do clube.

Este vínculo do guarda-redes com Fortín aconteceu de 1991 a 2000 e em 2004. Antes de chegar ao time de Buenos Aires, começou a atuar profissionalmente pelo Sportivo Luqueño, e passar por clubes como Guaraní, San Lorenzo e Real Zaragoza.

Mesmo voltando com um físico diferente de quando defendia o Ciclón, foi um dos principais jogadores que fizeram as grandes campanhas  no campeonato argentino, ficando em terceiro no Clausura e em segundo no Apertura de 92. A fase vitoriosa chegou quando o clube azul e branco trouxe Carlos Bianchi, um ex-jogador que foi ídolo do clube, para ocupar o cargo técnico.

Na edição seguinte do campeonato nacional, o Vélez conquistou o Clausura de 93. Ao longo desta campanha, Chilavert veio a marcar o seu primeiro gol de falta.

O título levou o Vélez à sua segunda Copa Libertadores da América em 94. Até chegar ao título, a V Azulada teve de passar grupo com Boca Juniors, Palmeiras e Cruzeiro. Na decisão, enfrentou o São Paulo, que era o recém-bicampeão seguido e teve de decidir fora da Argentina. Cada finalista ganhou pela vantagem mínima, e na disputa de pênaltis, Chilavert foi decisivo ao pegar a cobrança de Palhinha. No Intercontinental, veio a acontecer alguns meses depois, foi a vez do Fortín superar o Milan. 

Este troféu ajudou Chilavert a acabar sendo eleito o melhor goleiro do mundo no ano seguinte, justamente quando não ganhou nenhuma taça pelo clube. Porém, a bonança veio em 1996, com as conquistas do Apertura, Clausura e da Supercopa da Libertadores. Nesta temporada, o guarda-redes goleador, por sua vez, foi eleito como o melhor jogador do campeonato nacional e da América do Sul.


Em 97, mais uma taça veio: a Recopa Sul-Americana, além de ter sido eleito pela segunda vez o melhor arqueiro do mundo. Na temporada subsequente, ajudou os Fortineros a vencer outro Clausura e foi mais uma vez escolhido como o principal jogador da sua posição.

Deixou o Vélez em 2000, para defender o Strasburg, onde jogou até 2002. Retornou à equipe de Buenos Aires em 2004, após jogar no Peñarol por um ano. Sem muito brilho como na sua primeira passagem, encerrou a sua carreira naquele mesmo ano.

Segundo o site ogol.com, o Chilavert disputou 347 partidas com a camisa azul e branca. Mesmo sendo goleiro viveu um período de artilheiro batendo faltas e marcou 48 gols pelo clube. Depois que parou, chegou a ser candidato a presidente do Paraguai, mas não chegou a 1% dos votos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações