Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Falcioni no América de Cali
Julio César Falcioni nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 20 de julho de 1956, sendo um bom goleiro e, atualmente, é técnico de futebol. Como jogador, teve passagens por alguns clubes, porém, teve mais sucesso na Colômbia, no América de Cali, onde passou grande parte da sua carreira.
A sua carreira começou em 1976, quando estreou no Vélez Sarsfield, da Argentina. O goleiro conseguiu se destacar rapidamente, se tornando titular da equipe, fazendo grandes partidas, ainda muito jovem, com apenas 20 anos, chamando a atenção de alguns clubes.
Na equipe Argentina, o goleiro passou praticamente cinco temporadas, sendo titular na grande maioria. Seu bom desempenho chamou a atenção de outros clubes no futebol sul-americano, recebendo algumas propostas.
O América de Cali foi um dos clubes que fez proposta pelo goleiro e, na época, o time era bancado pelo Cartel de Cali. Com uma boa oferta, o goleiro acabou aceitando ir jogar no futebol Colombiano, e chegou com boas expectativas, já que foi contratado para ser titular. Em 1981 ele chegou no clube e, rapidamente, se tornou titular, mostrando todo seu potencial. O goleiro passava uma grande confiança para seus companheiros, pois tinha firmeza no gol.
Além da boa atuação individual, a equipe estava muito bem, vivendo uma grande fase, tendo ótimos jogadores, com grandes resultados. No campeonato nacional, o clube teve um hegemonia por alguns anos, sendo o principal time, e sendo o grande protagonista.
O América de Cali foi pentacampeão nacional (1982-86), com campanhas incríveis, e passando por cima dos seus adversários. O clube tinha um elenco maravilhoso, com peças importantes, e não deu trabalho só no seu país, a equipe conseguiu fazer belíssimas campanhas internacionalmente.
O goleiro chegou a disputar três finais de Libertadores pelo clube, mas, infelizmente, acabou saindo derrotado em todas elas. A equipe perdeu para o Argentino Juniors, River Plate e Peñarol. Falcioni entrou para a história do clube, com um dos grandes ídolos.
O jogador saiu da equipe em 1989, após oito temporadas, com campanhas e títulos maravilhosos. Falcioni decidiu retornar ao futebol Argentino, quando foi atuar no Club de Gimnasia y Esgrima La Plata. Ele encerrou a carreira em 1992 defendendo outro time colombiano, o Once Caldas.
0 comentários:
Postar um comentário