A participação de Édson Boaro na Copa do Mundo de 1986

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Boaro jogando pelo Brasil em 1986

Ídolo de clubes como Ponte Preta e Corinthians, o ex-lateral Édson Boaro foi um dos grandes nomes da posição nos anos 1980 no futebol brasileiro. Dono de grande qualidade, tendo atuado por vários anos nos dois times paulistas, o ex-lateral, que completa 64 anos neste dia 3, fez parte da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1986, no México, sob o comando de Telê Santana, ainda tentando recolher os cacos da terrível eliminação para a Itália na Copa do Mundo anterior.

Boaro era jogador do Corinthians na época que foi chamado para a Copa. Apesar de já jogar bem em 1982, foi preterido por Leandro, um dos maiores nomes da posição na história do futebol (sim, do esporte como um todo) e por Edevaldo, do Internacional. Em 1986, acabou sendo convocado junto a Josimar para a posição.

Estreou na Copa do Mundo daquele ano como titular. A primeira partida brasileira foi contra a Espanha, no Jalisco, onde Edson não teve lá uma grande atuação na primeira etapa. O momento onde ele apareceu foi um destaque defensivo, numa bola onde Butragueño sairia sozinho contra Carlos não fosse por uma intervenção salvadora de Edson na hora em que o espanhol certamente abriria o marcador. Na jogada do gol de Sócrates, Boaro até havia feito a ultrapassagem para cruzar, mas Júnior optou pela jogada por dentro. 


Na segunda partida, diante da Argélia, novamente entrou como titular. Já no comecinho do jogo fez uma grande jogada quando roubou uma bola no ataque e cruzou na cabeça de Sócrates, que cabeceou para fora. Depois, já próximo dos 10 minutos, cortou muito bem um ataque argelino que poderia terminar em chute perigoso, em sua última ação na Copa, no jogo e com a camisa da Seleção. Sentiu uma contusão muscular e acabou substituído por Falcão, com Alemão passando a fazer a lateral direita. 

Perdeu a vaga para Josimar, não voltando mesmo após se recuperar e se envolveu em uma polêmica após a Copa, quando se divulgou que após a eliminação havia chamado Telê de "o pior técnico do mundo" e desleal. Jamais voltou a jogar pela Seleção e começou a decair na carreira a partir dos anos seguintes. Se aposentou em 1997, na São Carlense. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações