A chegada de Falcão na Roma em 1980

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Falcão no Coliseu

Há 43 anos Paulo Roberto Falcão era anunciado como a nova contratação da Roma, da Itália. Lembrando que na época não era muito comum transações internacionais, mas o jogador foi contratado por US$ 4 milhões junto ao Inter, uma quantia gigantesca pelo volante brasileiro para o momento.

O volante que nasceu em Abelardo Luz, em Santa Catarina, no dia 16 de outubro de 1953, começou sua carreira no Internacional. O jogador era forte fisicamente e colocava uma intensidade muito forte no meio-campo, tomando conta da posição e mostrando todo seu potencial.

Desde jovem, Falcão nunca se intimidou, mostrando toda sua classe e categoria no meio-campo. O volante era um grande marcador, passar por ele era um desafio, mas, também, se destacava na saída de bola, tinha habilidade, diferente dos volantes clássicos da época.

As suas ótimas atuações chamaram a atenção de muita gente, tanto que, não demorou muito para ser convocado para a Seleção Brasileira. Em 1972 já fazia parte do Brasil Sub-23, e em 1973 foi quando subiu para o profissional do Internacional. Três anos depois, foi quando teve sua oportunidade da seleção principal.

Após sua convocação para a seleção, o jogador começou a ser olhado por outros continentes, pois estava encantando as suas atuações. O jogador mostrava muita classe e jogava de ‘terno’. Após sete anos no Internacional, Falcão começou a receber diversas propostas, e estava difícil a diretoria colorada segurá-ló.

Em 1980, recebeu algumas propostas, mas aceitou o da Roma, pois era uma grande oportunidade, e foi anunciado no dia 25 de julho. Mesmo com suas atuações e convocações para a seleção, o jogador não era muito conhecido pelos torcedores e pela mídia, tanto que, Zico e Rivellino foram especulados no clube antes do volante.

Mesmo sem ser muito conhecido, Falcão chegou sendo muito importante para o elenco, ganhando a posição de titular rapidamente. O volante, em sua primeira temporada, já ajudou o time a conquistar a Copa da Itália.

Na temporada seguinte, a equipe acabou não conquistando nenhum título, mas fez uma temporada regular, com Falcão mantendo suas ótimas atuações. Em 1982-83, foi a principal temporada do volante pelo clube, onde o clube fez grandes jogos e teve uma grande conquista.

A Roma conquistou o ‘Scudetto’, que é o Campeonato Italiano. O título foi muito importante para o clube, que não o conquistava desde 1942, e foi muito comemorado por todos. Falcão teve uma participação muito boa, sendo o dono do meio-campo da equipe.


Na temporada seguinte, veio mais um título, novamente a Copa da Itália, mostrando a força da equipe em mata-mata. Após essa temporada, Falcão foi para seus últimos meses no clube, onde acabou não conquistando nenhum título.

Com o fim da temporada de 1984-85, após algumas desavenças com o presidente do clube, Dino Viola, Falcão resolveu deixar a equipe e voltar para o futebol brasileiro. O volante foi contratado pelo São Paulo.

Na equipe italiana, o jogador foi o mais remunerado do campeonato nacional, recebendo mais de mil milhões de liras por ano. Falcão atuou em 153 jogos e marcou 29 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações