Zidane e sua passagem pela Juventus

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Zidane defendeu a Juventus nos anos 90

Um dos maiores meio-campista da história do futebol mundial faz aniversário hoje. Zinédine Yazid Zidane nasceu em Marselha, na França, no dia 23 de junho de 1972, e teve uma carreira brilhante, com passagens por clubes gigantes e com conquistas invejáveis. Ele defendeu a Juventus.

A sua carreira começou no Cannes, uma equipe mediana do futebol francês. No começo foi sendo colocado aos poucos, mas com o passar do tempo conseguiu mostrar todo seu potencial e garantiu a vaga de titular do time, começando a chamar a atenção de outros clubes.

Após quatro anos no Cannes, ele foi contratado pelo Bordeaux, outra equipe francesa, mas uma superior. Em 1992, começou a ser tratado como uma realidade, tanto que chegou sendo titular da equipe, mostrando todo seu talento e ajudando o time.

Mesmo sem conseguir brigar por grandes títulos, o jogador conseguiu ser muito importante, e, por isso, começou a ser convocado para a Seleção Francesa a partir de 1994.

Pelo Bordeaux fez grandes temporadas, se consolidando como um grande jogador, e depois de quatro temporadas deixou o clube. Em 1996 foi contratado pelo Juventus, uma equipe gigantesca no futebol europeu, e que brigava por todos os títulos, tanto que, na temporada anterior tinha ganho a Champions League.

Porém, o jogador chegou sendo comparado com o compatriota Michel Platini, que construiu uma linda história no clube na década passada. Mas isso não afetou o atleta, que chegou mostrando seu grande futebol, sendo titular e atuando muito bem.

Zidane já chegou conquistando títulos em sua primeira temporada, vencendo a Copa Intercontinental, além disso, ganhou a Supercopa da UEFA, contra o Paris Saint-Germain, e o Scudetto. Só faltou a Champions League, mas a equipe acabou sendo derrotada na final para o surpreendente Borussia Dortmund.

A sua grande primeira temporada rendeu a premiação de melhor jogador estrangeiro do ano. Na temporada seguinte, o jogador venceu mais uma vez o Scudetto, mas, infelizmente, perdeu novamente a final da Champions League, dessa vez para o Real Madrid.


Mesmo com a tristeza de mais uma derrota do campeonato internacional, o jogador terminou a temporada de 1997-98 com o título da Copa do Mundo, fazendo seu país muito feliz. Todas as grandes atuações lhe renderam o prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA e da France Football.

Depois de duas grande temporadas pela Juventus, o jogador acabou vivendo um momento ruim junto com o clube, que ficou sem títulos nas próximas quatro temporadas. Após de tanto tempo sem conquista, o jogador começou a mostrar seu desejo de sair do clube, porém, ele dizia que só sairia para o Olympique de Marseille, que era o time do seu coração. Mas isso não ocorreu, e em 2001, ele foi contratado pelo Real Madrid. Pela Juventus foram 239 jogos, 47 gols e 6 títulos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações