Rinat Dasayev - Uma lenda no gol soviético

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Dasayev fez história no gol da União Soviética

Rinat Fayzrakhmanovich Dasayev, ex-goleiro goleiro russo conhecido apenas como Rinat Dasayev, está celebrando o seu 66º aniversário nesta segunda-feira, dia 13 de junho de 2023. No decorrer de sua carreira, ele se sagrou uma lenda no gol da Seleção da União Soviética, onde atuou entre o fim dos Anos 70 e começo dos Anos 90.

Em todo este período, o guarda-redes foi titular absoluto da extinta Seleção Soviética na campanha do Bronze nas Olimpíadas de 80, nos Mundiais de 82 e 86, e no Campeonato da Europa de Futebol 88. Nesta última, foi vice-campeão, acabou eleito o melhor goleiro do torneio e posteriormente o melhor arqueiro do mundo. Se despediu da Seleção na estreia da Copa de 90, quando a URSS perdeu para a Romênia pelo placar de 2 a 0

Uma de suas atuações mais memoráveis aconteceu na sua primeira participação em Copas do Mundon num jogo contra o Brasil. Na ocasião, o goleiro russo fez uma belíssima partida e por pouco não conseguiu evitar o suado triunfo da Amarelinha por 2 a 1.


Até os dias mais atuais, Dasayev é considerado um dos três melhores futebolistas da extinta União Soviética, junto com o ex-goleiro russo Lev Yashin e o ex-atacante ucraniano Oleh Blokhin. Em 2004, foi eleito por ninguém menos do que Pelé, um dos 125 melhores jogadores e ex-jogadores da história do futebol ainda vivos. 

Seus 91 jogos fazem com que Rinat seja o segundo jogador que mais defendeu a União Soviética em toda a história. Somente o atacante ucraniano Blokhin o supera com 119 jogos disputados.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações