Os 37 anos de ‘La mano de D10s’

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Maradona, com a mão, ganha de Peter Shilton

Há 37 anos ocorria o gol validado, porém irregular, mais famoso do mundo. Nas quartas de finais da Copa do Mundo de 1986, em uma partida entre Argentina e Inglaterra, Diego Maradona foi o grande personagem do jogo, marcando dois gols, mas o primeiro ele fez com a mão. Vale lembrar que o outro gol também foi antológico, driblando metade dos ingleses.

O lance virou tema de livros e filmes, e ficou conhecido como ‘La Mano de Dios’, pois ao final do jogo, o jogador foi entrevistado e falou a seguinte frase. “Lo marqué un poco con la cabeza y un poco con la mano de Dios”.

A Argentina era uma das favoritas ao título da competição, pois tinha um dos melhores jogadores do mundo, que era Diego Maradona, e ele acabou sendo o principal jogador da competição, porém protagonizou um dos lances mais famosos da história da competição.

Após jogar um clássico contra o Uruguai, nas oitavas de finais, a equipe saiu vitoriosa por 1 a 0, e foi enfrentar a Inglaterra na próxima fase. O jogo aconteceu no dia 22 de junho de 1986, na Cidade do México, e era um dos jogos mais esperados da competição.

Eram duas grandes equipes, que tinham totais condições de serem campeões da competição. O primeiro tempo foi muito equilibrado e truncado, com os dois times sendo muito precavidos, deixando o jogo sem grandes chances claras, mas isso mudou na segunda etapa.

Logo no início do segundo tempo, ocorreu o grande lance polêmico. Aos 6 minutos, o zagueiro inglês Steve Hodge tentou cortar a bola, mas acabou chutando ela para o alto, porém em direção a sua própria área. Maradona foi esperto e correu para disputar o lance junto com o goleiro Peter Shilton, que é 20 cm maior que o jogador argentino.


Mas Maradona pulou com a mão, em punho cerrado, e acabou tocando com a mão na bola, tirando o goleiro da jogada e abrindo o placar da partida. O time todo da Inglaterra foi reclamar com o juiz Ali Bin Nasser, que validou mesmo assim o gol.

O gol ajudou muito a equipe argentina, tanto que, aos 10 minutos, depois de uma linda jogada do Maradona, o craque marcou um golaço. A Inglaterra até chegou a marcar um gol, mas não adiantou de nada, e acabou sendo eliminada como um gol irregular.

A Argentina acabou chegando à final e conquistou o título após vencer a Alemanha Ocidental por 3 a 2. O lance contra a Inglaterra ficou marcado, e é lembrado até os dias atuais.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações