Foto: arquivo
Alex no ano de 2002: de quase dispensado do Sub-20 para titular absoluto no principal
Neste sábado, dia 17 de junho, o ex-zagueiro Alex está completando 41 anos. Jogador técnico, algo raro para a posição, ele, ao subir para os profissionais do Santos FC logo fez sucesso, tendo estreado em um jogo contra o Fluminense, no Maracanã. Mas até esta partida, em 25 de agosto de 2002, a vida dele no Peixe não estava fácil.
Nascido em Niterói, em 17 de junho de 1982, Alex Rodrigo Dias da Costa foi descoberto pelo Juventus. Após de destacar em uma Copa São Paulo de Juniores, acabou indo para o Santos com 18 anos. Porém, no Peixe, sofreu com várias contusões e pouco jogou no Sub-20 e quando já estava com 20 anos, estava para ser dispensado do Peixe.
Porém, sua situação mudou no início de agosto de 2002. Os reservas do Santos faziam um jogo-treino contra o Jabaquara, no CT Rei Pelé, o Leão pediu para a comissão técnica do Sub-20 um zagueiro para completar o elenco e mandaram Alex. O zagueiro foi bem, o treinador gostou do desempenho e o jogador foi de dispensado do Sub-20 para fazer parte do elenco profissional.
Alguns dias depois, mais precisamente em 25 de agosto, o Santos enfrentaria o Fluminense, no Maracanã, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe já chamava a atenção devido à qualidade dos jovens jogadores do elenco. Porém, ainda apresentava algumas falhas e não conseguia ter regularidade, até normal para a idade dos atletas.
Mas, ao anunciar a escalação, Leão surpreendeu ao colocar Alex como titular naquele jogo. Aliás, foi uma partida dominada pelo Santos, que perdeu uma série de gols até que Diego, aos 11 minutos do segundo tempo, fez 1 a 0. Além das jogadas feitas pela 'turma' da frente, naquele jogo um zagueiro careca também chamava a atenção.
E, apesar de o Santos ter tomado o gol de empate, de Roni, nos acréscimos, aquela atuação saltou aos olhos de quem acompanhou a partida. E não era só pelos jovens valores do ataque, pois o Peixe mostrava que também tinha atletas de potencial na zaga.
Alex foi tão bem que, daquele dia até ser vendido para o Chelsea, no meio de 2004, foi titular absoluto da zaga santista, fazendo uma dupla que ficou conhecida como "As Torres Gêmeas", com André Luiz, que também era canhoto.
Além da técnica, Alex se sobressaia nas cobranças de falta. O zagueiro fez, no Santos, 102 jogos e 20 jogos, sendo um dos jogadores de defesa que mais balançaram as redes com a camisa do Peixe. Pelo Alvingro, foi campeão brasileiro de 2002, vice da Libertadores de 2003 e ainda fez algumas partidas na campanha do título de 2004, além de receber as primeiras convocações para a Seleção Brasileira.
Como dito acima, em 2004 ele foi para o Chelsea, mas logo acabou emprestado o PSV Eindhoven. Voltou para o time inglês em 2007, onde ficou até 2012. Ainda defendeu Paris Saint-Germain e Milan. Em 2016, quando negociava um retorno ao Santos, verificou que precisava fazer mais uma cirurgia no joelho e decidiu encerrar a carreira aos 34 anos.
Zagueiro fantástico. Que pena as contusões o impedir de disputar pelo menos 3 copas do mundo.
ResponderExcluir