O empate entre Brasil e Suécia na Copa do Mundo de 1994

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Romário cercado por jogador sueco

No tetracampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 1994, tiveram grandes confrontos, e na primeira fase ocorreu uma partida que acabou dando ao Brasil a liderança de seu grupo. No dia 28 de junho de 1994, a equipe brasileira enfrentou a Suécia, em jogo importantíssimo, que terminou empatado em 1 a 1, em Detroit, nos Estados Unidos.

A equipe brasileira caiu no Grupo B, que tinha a Suécia, Rússia e Camarões. Era uma chave difícil, mas que tinham três times mais fortes, e a equipe africana brigando por fora por uma vaga. O Brasil venceu os dois primeiros jogos do grupo, foram 2 a 0 na Rússia e 3 a 0 em Camarões, que deu a classificação antecipadamente ao time brasileiro, mas que ainda precisaria brigar pela liderança da chave.

A Suécia tinha uma vitória e um empate, o que deixava ela em segundo lugar, com 4 pontos. A última rodada era entre Brasil e Suécia, e a seleção europeia precisava vencer para garantir a liderança, porém, caso perdesse poderia ficar de fora da competição, pois se o Camarões vencesse seu jogo contra a Rússia passaria a equipe sueca.

Então, a partida era importante para as duas equipes, porém mais importante para a Suécia, que ainda estava brigando para consolidar sua vaga. O Brasil precisava apenas segurar um empate para ficar em primeiro lugar, e foi para o jogo muito confiante, com as duas vitórias anteriores.

O Brasil entrou no gramado do Pontiac Silverdome, primeiro estádio coberto usado em uma Copa do Mundo, em Detroit com Taffarel; Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Leonardo; Mauro Silva, Dunga, Zinho e Raí; Bebeto e Romário; com o comando técnico de Parreira.

A partida começou com a Suécia buscando o resultado, até porque precisava pelo menos de um empate para garantir a classificação. A equipe pressionou o Brasil, e conseguiu abrir o placar aos 23 minutos, com Kennet Andersson, o que garantia o time na próxima fase e com a primeira colocação do grupo.

O Brasil passou a ter a pressão do resultado, pois não queria passar na segunda colocação e, por isso, começou a pressionar mais em busca do gol de empate. A Suécia tinha um bom sistema defensivo, e com o placar ao seu favor, a equipe passou a se defender muito bem.


Porém, o ataque brasileiro era muito, com grandes craques, e conseguiu furar o bloqueio sueco. Aos 46 minutos, logo no retorno do intervalo, Romário empatou a partida, que dava, de volta, a primeira colação ao Brasil.

O Brasil conseguiu controlar mais o jogo, e segurou o empate em 1 a 1, que foi muito importante para a seleção brasileira, conseguindo a classificação em primeiro lugar, com a Suécia em segundo. O Brasil foi passando por todas as fases, e voltou a enfrentar a Suécia na competição, mas dessa vez foi pela semifinal, partida mais importante, e a equipe brasileira venceu por 1 a 0, indo para a grande decisão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações