Luís Pereira, uma lenda no Palmeiras

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Luís Pereira é um dos ídolos da história do Palmeiras

Luís Edmundo Pereira nasceu em Juazeiro, na Bahia, no dia 21 de junho de 1949, e foi um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro e mundial.O jogador construiu uma belíssima história, e fez parte das duas academias do Palmeiras, sendo considerado o maior zagueiro da história do clube.

A sua carreira começou em 1967, quando estreou no profissional do São Bento, mas antes de se tornar jogador, ele foi torneiro mecânico e ensacador de farinha. Mas a sua carreira deslanchou e começou a fazer muito sucesso, tanto que, após um ano foi contratado pelo Palmeiras.

O zagueiro chegou já na parte final da primeira academia, que foi um dos principais times da história do clube. Mesmo assim, a equipe continuou em uma fase muito vitoriosa, e o jogador conquistou seus primeiros títulos na carreira pelo clube alviverde.

No seu primeiro ano acabou ficando em branco, sem nenhuma conquista, mas nos anos seguintes foi completamente vitorioso. Em 1969, foi campeão Brasileiro, do Torneio Início Paulista e do Troféu Ramón de Carranza.

Além de ser um grande zagueiro defensivamente, tanto que chamava a atenção de todas, também era muito bom nas bolas paradas ofensivas e, por isso, se tornou o zagueiro com mais gols na história do clube.

Depois do ano muito vitorioso, a equipe passou por um momento de irregularidade, que foi o período que acabou a primeira academia. O Palmeiras só voltou a ser campeão em 1972, quando venceu o Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista, Taça dos Invictos e Torneio Laudo Natel.

A equipe voltou a fase boa, tanto que iniciou o processo para a segunda academia do clube. Em 1973, a equipe voltou a conquistar o Campeonato Brasileiro e a Taça dos Invictos. Assim como o time vivia um grande momento, o jogador também acompanhava, tanto que em 1973 começou a ser chamado para a Seleção Brasileira. Em 1974, a equipe voltou a conquistar o Campeonato Paulista e o Troféu Ramón de Carranza.

Em 1975, seu último ano da primeira passagem pelo clube, a equipe venceu o Troféu Ramón de Carranza. Após grandes anos pelo clube alviverde, o jogador foi contratado pelo Atlético de Madrid, em uma época que só os grandes atletas eram contratados pelo futebol europeu.


Depois de alguns anos na Europa, o jogador voltou ao futebol brasileiro, quando veio para atuar no Flamengo. Em 1981, ele retornou ao alviverde para sua última passagem. Já não era mais uma fase vitoriosa mas, mesmo assim, ele ajudou muito o clube dentro de campo com a sua liderança.

O zagueiro era o grande líder dentro e fora de campo, sendo muito respeitado por todos. Mas, infelizmente, não conseguiu conquistar mais títulos com o Palmeiras, e deixou o clube em 1984. Ao todo foram 575 jogos e 36 gols pelo clube paulista, sendo um dos maiores ídolos do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações