Leomar e sua passagem pelo Sport

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Leomar se destacou no Sport e foi polêmica quando chegou à Seleção

Leomar Leiria, ou Leomar, nasceu em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, no dia 26 de junho de 1971, e teve passagens por alguns clubes do futebol brasileiro, inclusive chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira. A equipe onde conseguiu ter mais regularidade em sua carreira foi o Sport.

A sua carreira começou em 1989, quando passou a ser relacionado para a equipe principal do ainda Atlético Paranaense. No começo não teve tantas oportunidades, e ficou atuando na base, mas em algumas partidas era chamado para o banco de reservas do time principal.

Em 1991 foi para o Iguaçu, mas no ano seguinte retornou para o clube paranaense, e a partir desse momento conseguiu ter mais regularidade. Na equipe ganhou sua vaga e foi titular do time, que na época não passava por um bom momento, e estava brigando para permanecer na elite do futebol nacional, e chegou a cair para a segunda divisão.

Em 1995, o volante foi titular absoluto da equipe na conquista do Brasileirão da Série B, que levou a equipe ao retorno à elite do futebol nacional. Mesmo sendo titular no meio-campo, o jogador acabou sendo negociado com o Sport, com a indicação de Hélio dos Anjos.

O volante chegou para ser titular no clube nordestino, e estava vivendo uma boa fase. Conseguiu ganhar a vaga rapidamente e se transformou em uma peça fundamental para o meio-campo da equipe. O Sport sempre foi uma equipe gigante em seu estado, sendo sempre um dos favoritos ao título estadual e, também, regional. Porém, em seu primeiro ano no clube não conseguiu conquistar nenhum título.

Mas tudo mudou nas outras temporadas, o jogador ajudou o time a emplacar o tricampeonato pernambucano (1997, 98 e 99). O volante era um pilar na equipe, sendo adorado pela torcida e diretoria, todos o respeitavam muito, tanto que se tornou um líder da equipe.

Depois da conquista do tricampeonato pernambucano, o jogador acabou deixando o clube para atuar no Botafogo. Porém, sua passagem durou pouquíssimo tempo no Rio de Janeiro, e após cinco meses Leomar retornou ao Sport.

Em 2000, o Sport estava sendo comandado por Leão, que gostava muito do volante e logo colocou ele de titular novamente da equipe. Leomar era muito elogiado pelo treinador, e ganhou de novo o Campeonato Pernambucano.

Mas além da conquista do estadual, o jogador foi Campeão da Copa do Nordeste, uma competição muito importante para o clube. Ainda em 2000, Leão assumiu a Seleção Brasileira, no lugar de Luxemburgo, e o Sport ainda chegou nas finais da Copa João Havelange.

Em 2001, as Eliminatórias e a disputa da Copa das Confederações, Leão convocou Leomar, com a justificativa que ele era um jogador que tirava sempre nota 7 naquelas avaliações de atuação de jornais e bola de prata da placar. Por causa disso, ele ficou conhecido como o jogador nota 7 de Leão.


Porém, Leão foi um fracasso na seleção e, assim como ele, Leomar também foi. O técnico acabou deixando a seleção, logo após o quarto lugar na Copa das Confederações, e depois disso o volante nunca mais foi chamado.

Após voltar da seleção, Leomar participou da queda do Sport para a segunda divisão do Brasileirão. O jogador já não estava recebendo há cinco meses, e entrou na justiça para sair com passe livre do clube, e acabou deixando o clube em 2002 para atuar no sul-coreano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações