Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Jorge Mendonça brilhou com a camisa do Palmeiras
Jorge Pinto Mendonça, mais conhecido como Jorge Mendonça, nasceu em Silva Jardim, no dia 6 de junho de 1954, e acabou falecendo no dia 17 de fevereiro de 2006. Foi um dos grandes atacantes do século passado, atuando por times tradicionais do futebol brasileiro e, também, pela Seleção Brasileira.
Sua carreira começou em 1972, quando estreou pelo Bangu e, logo na sua estreia, marcou dois gols, mostrando que tinha um grande potencial. Em sua primeira temporada, marcou 23 gols e chamou a atenção de algumas pessoas, e no ano seguinte foi defender o Náutico.
Pelo clube pernambucano, ele chegou como um “reserva de luxo”, pois sempre entrava muito bem e decidia diversos jogos para o seu clube. Ao longo do tempo se tornou titular absoluto e foi o principal jogador da história do Náutico, fazendo a torcida o adorá-lo.
Mendonça foi se consolidando no profissional, fazendo muitos gols, tanto que se tornou o maior artilheiro da história do clube. Ainda conseguiu levantar o título do do campeonato estadual, sendo o artilheiro da competição com 24 gols.
Suas grandes atuações chamaram a atenção dos dirigentes do Palmeiras, que ficaram encantados com o seu futebol. Em 1976, o Alviverde contratou o atacante para ser uma estrela na equipe. As expectativas eram muito boas em cima do atleta, não que decepcionante e manteve seu grande momento. Assim que chegou já se tornou titular, sendo a referência ofensiva do alviverde.
Logo quando chegou, ajudou o time a conquistar o Campeonato Paulista, tendo participação especial no título. O jogador com suas boas atuações, começou a ser convocado para alguns amistosos para a Seleção Brasileira, fazendo parte da preparação para a Copa do Mundo de 1978.
O jogador continua com o grande momento, sendo o principal jogador alviverde, sendo polivalente, conseguindo ser um meia-atacante e também podia jogar mais avançado, tendo grandes atuações em ambos os lugares. Em 1978 foi convocado para a Copa do Mundo, inclusive colocou o craque Zico no banco de reserva.
Após seu retorno para o Verdão, o jogador ajudou o time a chegar na decisão do Campeonato Brasileiro, mas acabou ficando com o vice-campeonato. Em 1979 continuou com o bom desempenho, mas teve problemas fora dos gramados, o que atrapalharam o jogador.
Naquela temporada, após um jogo contra o Flamengo, no Rio de Janeiro, o jogador foi curtir a noite caipora e deixou a concentração. Após o acontecimento, Telê foi responsável por dispensar o atacante do clube. Jorge Mendonça fez 217 partidas e marcou 102 gols, ótimos números. Em 1980 foi atuar no Vasco da Gama e depois rodou por alguns clubes.
0 comentários:
Postar um comentário