Há 85 anos, Leônidas da Silva se tornava o primeiro brasileiro artilheiro de Copa do Mundo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Leônidas durante o jogo contra a Suécia

Há 85 anos, um jogador brasileiro se tornou artilheiro da Copa do Mundo pela primeira vez. Leônidas da Silva, mais conhecido como ‘Diamante Negro’, foi o responsável pelo feito de marcar sete gols na competição. O excelente atacante foi o protagonista da seleção, mas não conseguiu levar a equipe à decisão, mas vale ressaltar que ele não jogou a semifinal contra a Itália.

O grande atacante, que nasceu no dia 6 de setembro de 1913, no Rio de Janeiro, construiu uma belíssima história, se tornando ídolo do futebol brasileiro. Na época da sua convocação, em 1938, o jogador vivia um ótimo momento no Flamengo, merecendo a oportunidade e a titularidade.

A competição ocorreu na França, com 16 times, onde já começou nas oitavas de finais. No sorteio tiveram oito cabeças de chaves, que foram: Alemanha, Brasil, Cuba, França, Hungria, Itália, Suécia e Tchecoslováquia.

O Brasil começou enfrentando a Polônia. Foi um grande confronto, completamente equilibrado, onde terminou em 4 a 4 no tempo normal, Leônidas que abriu o placar do jogo. Na prorrogação, o Brasil marcou mais duas vezes com Leônidas e venceu por 6 a 5.

Já no primeiro jogo, o atacante marcou três gols, deixando sua marca na competição e mostrando que seria o protagonista. Nas quartas de finais, o Brasil enfrentou a Tchecoslováquia, em outro confronto muito equilibrado, onde acabou em 1 a 1, com gol de Leônidas, mas o empate persistiu na prorrogação, e por isso por necessário um jogo de desempate. Na outra partida, o Brasil venceu por 2 a 1, com um gol do Diamante Negro, se classificando para a semifinal. O atacante já estava com 5 gols na competição, artilheiro isolado até aquele momento.

Na semifinal, o Brasil enfrentou a Itália, e acabou sendo derrotado por 2 a 1, com o atacante brasileiro não jogando devido à uma contusão. Com o resultado, a seleção foi para a disputa de terceiro lugar contra a Suécia.


Na decisão do terceiro lugar, no dia 19 de junho de 1938, o Brasil fez um grande jogo, com mais uma atuação espetacular do Diamante Negro. O atacante marcou dois gols que ajudaram a Seleção Brasileira vencer o confronto contra a Suécia por 4 a 2, e ficar com o terceiro lugar. Leônidas terminou sendo o protagonista e o artilheiro isolado da competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações