Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Felipão no início da primeira passagem pela Seleção Brasileira
Há 22 anos a Confederação Brasileira de Futebol dava um passo importante rumo ao pentacampeonato da Copa do Mundo. No dia 12 de junho de 2001 Luiz Felipe Scolari, mais conhecido como Felipão, foi anunciado como o novo treinador da Seleção Brasileira.
Felipão começou sua carreira como treinador em 1982, logo após encerrar como jogador. O seu primeiro clube de destaque foi em 1987, quando assumiu o Grêmio, clube que ainda reservava muitas história na vida do treinador, mas naquela sua primeira passagem conseguiu ganhar o Campeonato Gaúcho, mas logo depois acabou sendo demitido.
Ele rodou por alguns clubes sem muito sucesso, até chegar no Criciúma em 1991, onde mostrou todo seu potencial como treinador. Pela equipe ganhou um título história, sendo campeão da Copa do Brasil, com um time mais fraco que os adversários, mas que com muita raça chegou no objetivo final.
Depois disso, rodou dois anos pelo Oriente Médio até voltar para o futebol brasileiro em 1993, quando novamente foi treinar o Grêmio. Pelo clube gaúcho começou a escrever uma belíssima história, fazendo a equipe conquistar títulos importantes e com grandes atuações.
No Grêmio ele venceu mais dois campeonatos gaúchos, Libertadores, Copa do Brasil, Recopa Sul-americana e Brasileirão. Ganhou praticamente todos os títulos possíveis, entrando para a história do clube como um dos maiores treinadores.
Mas não parou por aí, após o Grêmio, ele foi para o Japão, mas rapidamente retornou para o Brasil para treinar o Palmeiras. No alviverde também construiu uma grande história, conquistando mais títulos e mostrando toda sua qualidade como treinador.
No clube paulista foi campeão da Copa do Brasil, Copa Mercosul, Libertadores e Torneio Rio-São Paulo durante aquela passagem. Felipão se tornou um dos treinadores mais vitoriosos do país e com um currículo invejável.
Ele deixou o Palmeiras em 2000, quando foi para o Cruzeiro e conquistou a Copa Sul-Minas. E em 2001, recebeu a proposta para se tornar treinador da Seleção Brasileira, e não pensou duas vezes para aceitar. Felipão deixou o Cruzeiro e foi em busca do tão sonhado pentacampeonato.
Após sumir, a seleção conseguiu dar uma nova cara, dando esperanças que o título poderia vir em 2002. E não foi diferente, mesmo passando sufoco em alguns jogos, o Brasil foi muito sólido e voltou da Coreia do Sul com o grande título da Copa do Mundo.
0 comentários:
Postar um comentário