Ex-meia Giovanni receberá o título de Cidadão Santista

Foto: arquivo

Giovanni durante o Paulistão de 1995

O ex-meia Giovanni, ídolo do Santos FC, apelidado pela torcida de "Messias", receberá o título de Cidadão Santista, da Câmara Municipal de Santos, no dia 16 de junho. O vereador Ademir Quintino, jornalista, fará o discurso de saudação.

O Decreto Legislativo de nº 04, de 03 de março de 2023, de autoria do próprio Ademir Quintino, para conceder o título de cidadão santista para "G10vanni", foi aprovado pela Câmara de Santos no dia 28 de fevereiro deste ano.

A Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Santista para Giovanni será realizada no dia 16 de junho, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Santos Dr. Oswaldo Carvalho De Rosis, localizado na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 01, no bairro Vila Nova (Castelinho).

História - Giovanni da Silva Oliveira nasceu em Belém, no dia 4 de fevereiro de 1972. Começou na Tuna Luso e também atuou por Remo e Paysandu. Em 1994, chegou no Sãocarlense, onde disputou o Paulistão A2, chamando a atenção do Santos, que o contratou.

No Peixe, que o trouxe sem qualquer alarde, estrou ainda em 1994, já fazendo bons jogos, mas foi em 1995 onde 'estourou'. Giovanni já teve grandes atuações no Paulistão, recebeu suas primeiras convocações para a Seleção e no Brasileirão foi o melhor jogador da competição, fazendo uma partida épica contra o Fluminense, na semifinal. O Santos só não foi campeão por conta da péssima arbitragem de Márcio Rezende de Freitas na decisão contra o Botafogo.


Em 1996, foi artilheiro do Campeonato Paulista e em seguida vendido para o Barcelona, onde ficou até 1999. Em seguida, defendeu o Olympiakos, da Grécia, até 2005, ano onde teve o primeiro retorno ao Santos, ficando até o início de 2006, quando foi dispensado pelo treinador Vanderlei Luxemburgo, mas atuou em uma partida do Paulistão, onde o Peixe foi campeão.

Ainda atuou por Al-Hilal (Arábia Saudita), Ethnikos (Grécia), ensaiou uma ida ao Sport Recife, onde chegou a até ser apresentado, mas não jogou, e Mogi Mirim, onde em um jogo contra o Santos, no Pacaembu, foi ovacionado pela torcida. Isto fez com que ele voltasse ao Peixe em 2010, sendo campeão Paulista e da Copa do Brasil, encerrando a carreira.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações