Edinho e sua boa passagem pela Udinese, da Itália

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Edinho em ação pela Udinese

Edino Nazareth Filho, mais conhecido como Edinho, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 6 de junho de 1955, e foi um grande zagueiro. O jogador teve passagens por grandes clubes, e se tornou ídolo do Fluminense e da Udinese, clubes onde viveu grande parte de sua carreira.

Tudo começou aos seus 13 anos, quando chegou à categoria de base do Fluminense. Desde lá, só foi crescendo e evoluindo, e não demorou muito para subir para a equipe profissional. Em 1973, aos 18 anos, Edinho estreou no profissional do tricolor carioca, e depois foi construindo uma belíssima história pelo clube. O jogador fez parte de um dos grandes momentos da história do Fluminense e, mesmo muito jovem, se tornou um pilar e uma liderança na equipe.

Foram praticamente 9 anos no Fluminense, onde fez uma belíssima história e conquistou alguns títulos. O jogador era uma referência e liderança daquele equipe, que ficou conhecida como a “Máquina Tricolor”, pois continha muitos talentos e que se encaixaram muito bem.

Mas após todo seu tempo de Fluminense, e já com passagens pela Seleção Brasileira, o que deu para o atleta mais visibilidade internacionalmente, o zagueiro começou a receber algumas sondagens do futebol europeu, o fazendo pensar em deixar o Brasil.

A proposta da Udinese, da Itália, foi muito boa, e fez com que o jogador deixasse o Fluminense para tentar construir o seu legado no futebol europeu. O Campeonato Italiano era o mais forte, foi a principal liga do século passado, pois tinha as principais estrelas do futebol mundial.


Mesmo em outro país, com muitas diferenças culturais e até mesmo de filosofia de jogo, Edinho conseguiu lidar com tudo muito bem, se encaixando rapidamente ao estilo de sua equipe. A Udinese não era o time mais forte e não entrava nas competições para brigar por títulos, mas tentava sempre ficar na parte de cima da tabela. Edinho se tornou um atleta muito importante para o grupo, sendo um pilar defensivamente.

O jogador manteve seu auge atuando na equipe, sendo muito importante dentro e fora de campo. Se tornou referência para quem estava chegando e tinha o respeito de todos. Edinho ficou durante cinco temporadas no clube, se tornando ídolo para a torcida e sendo muito respeitado por todos. Foram 172 jogos e 27 gols, números muito bons para o atleta. Depois da sua ótima passagem, o zagueiro voltou para o Brasil para atuar no Flamengo. Ainda retornou ao Fluminense e encerrou a carreira no Grêmio, em 1989.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações