Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
O Brasil empatou em 2 a 2 com a Suíça
Neste dia 28 de junho de 2023, completam-se 64 anos jogo entre Brasil e Suíça, que aconteceu pela 2ª rodada da Fase de Grupos da Copa do Mundo de 1950. O jogo aconteceu no gramado do Pacaembu, no único embate do escrete nacional em São Paulo naquele Mundial, e terminou empatado em 2 a 2.
Para sediar aquela que seria a quarta edição do torneio, o Brasil construiu o Maracanã, maior estádio do Mundo, no Rio de Janeiro. Mas por conta da tamanha rivalidade entre cariocas e paulistas na época e, com isso, o fato de não ter sequer uma partida da Amarelinha na capital paulista poderia provocar muitas reclamações na convocação, algo que já havia ocorrido há 20 anos atrás. Por esse motivo, o jogo foi levado para São Paulo.
Os brasileiros chegaram para este jogo vindo de uma excelente atuação e uma goleada por 4 a 0 sobre o México, no relvado do Maracanã. Em contrapartida, os suíços haviam jogado muito mal na estreia e acabaram sendo derrotados pela antiga Iugoslávia por 3 a 0, em Belo Horizonte. Mesmo tendo vencido o primeiro compromisso da competição, o técnico Flávio Costa optou por colocar Bauer, Rui e Noronha, todos do São Paulo, nos lugares de Eli e Danilo, do Vasco, e Bigode, do Flamengo, para fazer um agrado à torcida paulista.
As dependências do Pacaembu receberam cerca de 42 mil pessoas, que assistiram uma Seleção Brasileira começando o jogo impondo um ritmo muito intenso nos minutos iniciais. Com apenas 3' de bola rolando, Alfredo foi as redes e colocou os anfitriões em vantagem. Mesmo vencendo a partida, aquele entrosamento que a equipe Canarinho tinha equipe foi completamente prejudicado coma mudanças feitas e os europeus chegaram ao empate com Futton, aos 17'.
Entretanto, os torcedores continuaram apoiando a Seleção Brasileira e empurraram o time para marcar o segundo gol ainda na primeira etapa. Baltazar, que atuava no Corinthians, recolocou o Brasil na frente na marca dos 32'.
Vencendo por 2 a 1, a Amarelinha voltou do intervalo conseguindo controlar as ações. Entretanto, aos 43', Futton fez o gol do empate. Pelo fato do último apito do árbitro estar próximo, o empate em 2 a 2 prevaleceu no placar. O resultado fez a torcida vaiar a Seleção e os jornais de locais tecerem várias críticas ao treinador carioca Flávio Costa no dia seguinte.
Alguns dias depois, os brasileiros venceram a Iugoslávia pelo placar de 2 a 0 no Maracanã e avançou para o quadrangular final. No fim do torneio, a Seleção acabou ficando com o vice-campeonato após a histórica derrota para o Uruguai por 2 a 1, no Maracanã.
0 comentários:
Postar um comentário