Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Bellini em seu jogo de despedida
Hilderaldo Luís Bellini, ou simplesmente Bellini, nasceu em Itapira, no dia 7 de junho de 1930, e acabou falecendo em São Paulo, 20 de março de 2014. O zagueiro foi um ícone para o futebol mundial, pois a marca de levantar o troféu após um título começou com o jogador, que fez isso ao conquistar a Copa do Mundo de 1958.
Além da sua marca que deixou no futebol mundial, o jogador também construiu uma linda história dentro de campo. Com passagens por grandes times e com muitas conquistas, colocou seu nome na história do futebol brasileiro.
Sua carreira começou em 1946, quando chegou à categoria de base do Itapirense, clube de sua cidade natal. Após dois anos foi para o Sanjoanense, também para atuar na equipe de base, mas as suas boas atuações chamaram a atenção de alguns dirigentes do Vasco da Gama.
Em 1952, foi para a equipe carioca, para atuar na equipe profissional. Rapidamente se tornou titular do time, mostrando toda sua postura e sua solidez defensiva, virou um líder dentro e fora de campo. Não era um jogador de muita classe e habilidoso, mas dentro da área intimidava todos seus adversários. Era um zagueiro muito respeitado pela sua lealdade, e todos sabiam que era muito complicado ganhar do defensor.
Bellini se tornou um dos principais jogadores da história do Vasco, conquistando diversos títulos e sempre com grandes atuações. A sua liderança era muito importante para o clube, pois todos sabiam do seu caráter e lealdade, mostrando também a grande pessoa que era.
Conquistou muitos títulos no Vasco e foi quando chegou a Seleção Brasileira, sendo campeão da Copa do Mundo de 1958. Depois de praticamente nove anos no clube carioca, o zagueiro voltou para o futebol paulista, quando foi atuar no São Paulo.
Em 1962, chegou ao clube paulista, já com um grande respeito de todos e como titular da equipe. Trouxe um solidez para o time, trazendo mais segurança defensiva. No tricolor ficou alguns anos, e também construiu uma linda história. Após alguns anos, e já em fase final de carreira, o jogador decidiu atuar no Athletico Paranaense, que na época ainda era Atlético.
Chegou com muita festa e comemoração dos torcedores, pois teriam um grande nome do futebol nacional e mundial em seu clube. Porém, como já estava em fase final de carreira, não teve o mesmo desempenho, mas mesmo assim foi titular da equipe.
Depois de quase dois anos no clube, o jogador decidiu encerrar sua carreira no clube. A sua despedida foi no mesmo dia de um marco para a história, quando o homem chegou à Lua pela primeira vez. Bellini deixou um belo legado no futebol brasileiro, com um dos principais zagueiros desse país.
0 comentários:
Postar um comentário