Com informações de O Povo
Foto: Karim Georges / Fortaleza EC
América levou a melhor
O América Mineiro estará na elite do futebol feminino brasileiro em 2024. Em partida realizada no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú, as Espartanas venceram o Fortaleza, equipe mandante, por 2 a 0, pela partida de volta quartas de final do Brasileirão Feminino A2 2023. O Coelho já tinha ganho o primeiro jogo, em casa, por 2 a 1.
No jogo de ida, realizado no final de semana anterior, mais precisamente no sábado, em Belo Horizonte, o América Mineiro venceu por 2 a 1, podendo empatar neste domingo que coquistaria o acesso. Já o Fortaleza precisava vencer por dois gols, para avançar, ou por um e levar a definição para as penalidades.
As meninas do Leão sabiam da importância histórica que o embate tinha para a história do futebol feminino tricolor e cearense. Afinal, o acesso não era uma meta que vinha sendo idealizada apenas em 2023, e sim, de outros anos, após seguidas frutrações.
Com a desvantagem no placar, após terem sido derrotadas por 2 a 1 em Belo Horizonte, no último sábado, 3, as Leoas sabiam que a tarefa seria difícil, até porque, do outro lado, o América Mineiro era um forte oponente. Até por isso, as jogadoras do tricolor mostraram enorme dificuldade em conseguir criar oportunidades no decorrer da etapa inicial.
Nas poucas chances que tiveram, esbarravam na excelente marcação americana ou na goleira Leticia Bussato. A tensão começava a tomar conta das atletas, já que o tempo passava e o placar não conseguia ser alterado.
A situação se agravou ainda mais aos 26 minutos. Em chute de fora da área da atleta Silvani, a bola desviou em Karen, do Fortaleza, tirando a goleira da Kivia do lance e o clube mineiro marcou seu primeiro gol no CT Ribamar Bezerra.
Nesse cenário, o Leão precisava marcar dois gols para levar aos pênaltis, ou vencer por 3 a 1 para conquistar a vaga no tempo regulamentar. Porém, o time pouco criou para chegar ao números de tentos necessários e viu o adversário tomar as rédeas do duelo.
A partida foi para o intervalo e a expectativa do torcedor do Fortaleza era que a postura da equipe alterasse. No entanto, nada foi visto no gramado. O América seguiu forte na marcação e refutava as subidas de ataques das Leoas.
O segundo tempo foi marcado por muitas paralisações devido a lesões. Esse panorama foi confortável para o América, já que possuía ampla vantagem e concretizava seu ingresso à Série A-1. O Fortaleza começou a ficar nervoso e não conseguia superar as adversidades impostas pelas mineiras. Nos instantes finais, o América se aproveitou de um descuido tricolor e chegou aos 2 a 0, com Letícia, liquidando a fatura em Maracanaú.
Com o resultado, o América Mineiro vai enfrentar o Red Bull Bragantino, que eliminou a UDA no outro confronto de quartas, na semfinal do Campeonato Brasileiro Feminino A2. As datas, horários e locais das semifinais ainda serão divulgadas pela CBF.
0 comentários:
Postar um comentário