A trajetória de Paolo Maldini pela Seleção Italiana

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Maldini teve uma trajetória longa pela Azzurri

Paolo Cesare Maldini, ex-lateral esquerdo e zagueiro lendário do futebol italiano, está celebrando o seu 55º aniversário nesta segunda-feira, dia 26 de junho de 2023. No decorrer de sua grandiosa carreira de atleta, ele defendeu a Seleção Italiana entre o fim dos Anos 80 e começo do atual milênio.

Sua primeira partida com a camisa azul da Squadra Azzurra aconteceu no dia 31 de março de 88, quando tinha apenas 19 anos. Nesta sua estreia, o selecionado italiano ficou no 1 a 1 com a antiga Iugoslávia, num amistoso.

O defensor teve a oportunidade de disputar três edições da Eurocopa: em 88, 96 e 2000. Representou o seu país nas Copas do Mundo de 90, 94, 98 e 2002. Na primeira delas, foi terceiro; na segunda, vice-campeão e na terceira, foi comandado por Cesare Maldini, seu pai. Se aposentou da Seleção depois da eliminação nas Oitavas de Final para a Coreia do Sul. Neste período, somou 126 jogos e marcou sete gols.


Três anos depois de anunciar que não voltaria a jogar pela Azzurra, recebeu um convite para jogar pela Itália no Mundial de 2006, mas optou por recusar a proposta. Isso porque, o jogador deu preferência aos tempos de descanso que teria para repousar. Até porque, para o padrão futebolístico, o atleta já tinha uma idade avançada.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações