A passagem do centroavante Tuta pelo Palmeiras

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Tuta em 2000 pelo Palmeiras

Moacir Bastos, mais conhecido como Tuta, nasceu em Palmital, São Paulo, no dia 20 de junho de 1974, e foi um bom centroavante. O jogador teve passagens por grandes times do futebol brasileiro, conquistando títulos, e também conseguiu atuar no futebol no Europeu. Entre 2000 e 2001, ele defendeu o Palmeiras

Sua carreira começou em 1994, quando estreou pelo Araçatuba, e foi crescendo profissionalmente. No ano seguinte foi contratado pelo XV de Piracicaba, mas acabou não ficando muito tempo e, logo depois, retornou ao clube que foi revelado.

Em 1996 chegou para atuar no Juventude, e conseguiu mostrar um bom futebol, chamando a atenção de algumas equipes. Na temporada seguinte voltou para São Paulo, mas dessa vez para atuar na Portuguesa, onde ficou quase dois anos completos.

Por volta de 1998, foi contratado pelo Athletico Paranaense, que na época ainda era Atlético, e conseguiu se firmar na equipe. O centroavante se tornou titular do time e era uma referência ofensiva, o que chamou a atenção de algumas equipes da Europa.

O jogador acabou recebendo boas propostas, e decidiu deixar a equipe para atuar em outro continente. Ele foi contratado pelo Venezia, da Itália, mas acabou não conseguindo se firmar no futebol europeu, tendo alguns problemas de adaptação e resolveu retornar ao Brasil.

Em 2000 voltou ao Brasil para atuar no Flamengo, onde fez um primeiro semestre muito bom, conquistando a Taça Rio e o Campeonato Carioca. No segundo semestre foi para o Alviverde, onde a equipe estava passando por uma certa reformulação após a saída de alguns atletas importantes.

O centroavante chegou sendo importante para a equipe, logo em sua estreia, conseguiu fazer o gol da vitória do Verdão. Tuta estava em um grande momento, vivendo uma fase muito artilheira, tanto que terminou o ano no Palmeiras com 18 jogos e 13 gols, ótimos números para o atleta.

Em 2001 não foi diferente. Agora começando uma temporada pelo clube, o jogador conseguiu ganhar mais adaptação com seus companheiros, porém, a equipe caiu muito de rendimento, o que acabou prejudicando o atacante, mas que mesmo assim continuou fazendo gols.


Tuta acabou sucumbindo com a queda de rendimento do Palmeiras no Brasileirão, onde o time chegou a ser líder por várias rodadas, mas não manteve o ritmo e perdeu a vaga para o mata-mata nos jogos finais da primeira fase.

O centroavante fez 40 jogos e marcou 11 gols durante a temporada, números inferiores aos do segundo semestre no ano anterior. O jogador acabou deixando a equipe no início de 2002, e foi atuar no futebol Sul- Coreano. Pelo verdão foram ao todo 58 jogos e 24 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações