Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
Marcos Evangelista de Morais, ex-lateral direita campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002 e conhecido também apenas como Cafu, está celebrando o seu 53º aniversário nesta quarta-feira, dia 7 de junho de 2023. No decorrer de sua carreira, o zagueiro defendeu o Palmeiras no fim dos Anos 90.
Esta trajetória do defensor pelo Verdão aconteceu entre 1995 e 1997, depois de passar rapidamente no Itaquaquecetuba e 'estourar' nas categorias de base do São Paulo, onde também se profissionalizou, e passar pelo Real Zaragoza.
Aliás, a história do lateral no Verdão começa justamente na venda dele do São Paulo para o Real Zaragoza, em 1994. O Tricolor Paulista colocou uma cláusula na venda que o time espanhol não poderia negociá-lo com o Palmeiras, para evitar o que aconteceu com o zagueiro Antônio Carlos, que passou um ano no Albacete e depois foi para o Alviverde.
Em 1995, quando a Parmalat, que bancava o futebol do Palmeiras, foi contratá-lo, usou uma 'artimanha': fez a transação pelo Juventude, que tinha sido campeão da Série B do Brasileirão no ano anterior e também era bancado pela empresa de laticínios italiana.
Cafu chegou a fazer um jogo pelo Papo, mas logo em seguida, foi para o Palmeiras, sendo reforço para a segunda fase da Libertadores, onde o Verdão acabou sendo eliminado pelo Grêmio, em dois jogos memoráveis. Essa questão foi para a Justiça, onde o São Paulo, depois de mais de uma década, ganhou uma indenização.
O grande momento de Cafu no Verdão foi durante o Campeonato Paulista de 1996. Na grande máquina que fez mais de 100 gols na competição, Cafu foi destaque e levantou, junto com os companheiros, o título estadual. Aliás, foi também neste momento que ele suplantava Jorginho e se tornava titular absoluto da lateral-direita da Seleção Brasileira.
Segundo o site oficial do Palmeiras, o renomado lateral disputou 102 partidas com a camisa Palestrina e balançou as redes adversárias em 16 ocasiões. Neste período, conquistou o Campeonato Paulista de 96 como um dos maiores destaques da equipe durante a campanha.
Em 1997, em mais uma reformulação que a Parmalat fazia nos elencos do Palmeiras, Cafu foi negociado com a Roma, time em que ficou até 2003. Depois ainda jogou no Milan, de 2003 a 2008, ano no qual encerrou a sua trajetória futebolística. Vale lembrar que Cafu atuou em três finais de Copa do Mundo consecutivas: 1994, 1998 e 2002.
0 comentários:
Postar um comentário