Por José Ricardo Júnior*
Foto: arquivo pessoal
Atendimento odontológico para atletas
Provavelmente já ouvimos ou lemos alguma vez essa frase: A saúde começa pela boca. Essa colocação, além de ser verdadeira, para os atletas de alto rendimento e/ou praticante de atividades esportivas, a atenção e cuidado tem que ser visto com muito mais critério, devido as alterações fisiológicas que ocorrem no organismo dos atletas. E a Odontologia do Esporte, vem agregar em conjunto com outros membros da área da saúde, para que o desempenho esportivo desses atletas não fique prejudicado.
O cirurgião dentista, Especialista em Odontologia do Esporte, irá detectar nos atletas, em avaliações pré participativas, se já está instalado focos infecciosos na cavidade oral, realizar um planejamento específico para a remoção desses problemas bucais. Sabe-se que através de pesquisas científicas os focos infecciosos na cavidade oral têm a disseminação via corrente sanguínea por microrganismos responsáveis pela infecção, estando associado a lesões musculares, como também interfere no processo de reparo das fibras musculares e realizando essa intervenção de forma preventiva evita-se que tenha esse risco.
Porém, existem outras funções importantes, como ficar sempre atento a lista de substâncias proibidas pela WADA (Agência Mundial Antidoping), pois atualmente, existem medicamentos odontológicos, que se prescrito, o atleta pode ser punido, prejudicando assim a sua carreira. Somente se o atleta pode tomar aquele medicamento específico, existe todo um protocolo a ser realizado anteriormente com a AUT (Autorização de Uso Terapêutico), assim deixando o atleta amparado e apto para realizar o uso do medicamento em questão.
Um outro fator importante para se ressaltar é a correta indicação e confecção de protetor bucal e protetor facial, pois o cirurgião dentista, Especialista em Odontologia do Esporte, está apto para realizar esses dispositivos, que evitam possíveis traumas na região orofacial (no caso do protetor bucal) ou se o atleta teve um trauma ou já uma fratura na face recente, realizar o protetor facial, para que o mesmo esteja liberado para realizar as suas atividades esportivas. Ainda sobre o protetor bucal, existem algumas modalidades esportivas que nas suas regras tem restrições quanto a tonalidade do mesmo e temos que ficar sempre atentos a essa questão.
Algo que também que temos que destacar, é de estar sempre acompanhando os atletas no seu local de treinamento e competição, pois se houver alguma intercorrência, dará todo o suporte de pronto atendimento de urgência a esse atleta, dando o amparo necessário.
Mediante a todas essas particularidades, vimos que tanto os atletas de alto rendimento, como os praticantes de atividades esportivas, não são considerados pacientes comuns, precisando de um atendimento criterioso e especifico, e que o cirurgião dentista, Especialista em Odontologia do Esporte através de todo o seu conhecimento, proporcionará toda a assistência fundamental para retornarem aos seus treinos ficando assim aptos para os seus campeonatos, no que se refere aos cuidados por um todo no que se refere a saúde bucal para a saúde geral do indivíduo.
*José Ricardo Júnior é dentista e idealizador da Clínica JR Odonto Sports, especializada em Odontologia do Esporte
0 comentários:
Postar um comentário