Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo
O Maracanã foi inaugurado em 1950
O Estádio Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã, foi inaugurado no dia 16 de junho de 1950, com um amistoso disputado entre a Seleção Cariocas e a Seleção Paulista. Na ocasião, os bandeirantes não tomaram conhecimento dos adversários e venceram a partida pelo placar de 3 a 1, diante de 120 mil torcedores.
Feito especialmente para o Mundial de 50, a principal praça esportiva do Brasil era conhecida como Estádio Municipal do Rio de Janeiro. Naquela época, a Amarelinha já vivia os seus últimos de preparação para a disputa da Copa, treinando no gramado do São Januário. Por este motivo, os selecionados estaduais foram os responsáveis por protagonizar o evento de inauguração.
Nenhuma das equipes puderam convocar atletas que iriam jogar a maior competição futebolística. Isso acabou resultando numa escassez de jogadores renomados da geração. O zagueiro Homero, o lateral Djalma Santos, os meias Carbone e Rubens, junto do ponta Brandãozinho foram os principais desportistas.
Com bola rolando, os cariocas abriram o placar foi na marca dos 10', com gol de Didi, que atuava pelo Fluminense, e ficou marcado na história como o primeiro atleta a balançar as redes do Maraca. Porém, os paulistas conseguiram chegar ao empate nos 16', com Augusto.
Mesmo atuando melhor, os visitantes viraram o jogo com gol de Ponce de León, carioca de nascimento que estava atuando no São Paulo e no ano seguinte veio a conquistar a Taça Rio pelo Palmeiras. Aos 44' jogados, Augusto anotou o seu segundo tento e deu números finais ao confronto.
0 comentários:
Postar um comentário