Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Vujadin Boškov em sua época de treinador da Sampdoria
Vujadin Boškov nasceu em Begeč, na Sérvia, no dia 16 de maio de 1931, e acabou falecendo em Novi Sad, no dia 27 de abril de 2014. Boškov foi um meio-campista, mas após encerrar sua carreira se tornou treinador, e teve passagens por grandes time, conquistando grandes conquistar e entrando para a história de alguns clubes.
Na sua carreira como jogador teve passagem por apenas três clubes, e um deles foi a Sampdoria, que como atleta não conseguiu desempenhar muita coisa, mas não sabia o que o destino o aguardava, pois como treinador teve uma belíssima passagem e entrou para a história do clube.
Assim que encerrou sua carreira como jogador, Boškov começou uma nova etapa na sua vida, que seria como treinador. Ele passou por diversos clubes, alguns muito importantes e gigantes, como o Real Madrid, que era uma das ou até mesmo a maior potência do continente.
Conseguiu conquistar títulos em diversos clubes como treinador, e estava construindo uma bela carreira como treinador. Mas, ainda não tinha chego na melhor parte, que foi quando conseguiu entrar para a história, com um título super importante pela equipe do Sampdoria.
Depois de alguns anos da sua passagem como jogador, Boškov retornou a equipe italiana para ser treinador. O time não era uma potência no país, mas com o seu comando virou muito competitivo, e começou a bater de frente com os grandes times da Itália.
Ele chegou na equipe em 1986, e já conseguiu mudar o espírito do time rapidamente. Boškov colocou uma identidade no clube, e a cada jogo os atletas evoluíram. Nas primeiras temporadas, a equipe não conquistou nenhum título, mas com o decorrer do tempo as conquistas vieram naturalmente, com o grande trabalho feito na beira do gramado pelo Boškov.
Em 1987/88, o time conquistou seu primeiro título sob o comando de Boškov, a Taça da Itália. Na temporada seguinte, conseguiu conquistar o bicampeonato da competição. O time se fortalecia cada vez mais, e mostrava uma grande força para almejar mais títulos.
A equipe começou a entrar para a história com as conquistas, e ainda em 1988/89, o time ganhou a Taça Europa. As conquistas deixava cada vez mais forte o clube, que ganhou moral e o medo dos seus rivais. No ano seguinte veio a principal conquista do treinador com o clube, e até mesmo da história da Sampdoria. Em 1990/91, a equipe comandada pelo Boškov, fez uma excelente campanha, sendo muito regular e forte, tendo grandes jogadores que ajudaram a decidir a favor da equipe.
Era uma equipe muito forte, mas também com muita qualidade, que conseguia impor vários tipos de jogo, não apenas a força física. O clube que já vinha de bons momentos, conseguiu elevar mais ainda seu potencial, com belas exibições e levantando o scudetto, título do Campeonato Italiano. Boškov ficou marcado na história do clube, após conquistar o primeiro e único título italiano do clube. O treinador conseguiu marcar seu nome e, com certeza, é um dos maiores nomes da Sampdoria.
Após a grande conquista na temporada, no ano seguinte 1991/92, a equipe bateu na trave na conquista da Champions League, o que seria certamente a maior título da história do clube. Porém, infelizmente, o time acabou perdendo a final para o Barcelona, na prorrogação. Com a perda do título, o treinador deixou a equipe, pois estava recebendo diversas propostas de outros clubes. E após o vice-campeonato, Boškov foi contratado pela Roma.
0 comentários:
Postar um comentário