Arte: O Curioso do Futebol
Com a realização de duas partidas, começa nesta terça-feira, dia 2 de maio, a edição de 2023 do Campeonato Paulista Feminino. Assim como no ano passado, são 12 equipes na disputa brigando pelo título. Vale destacar a disputa pela vaga no Brasileirão Feminino A3 de 2024.
Confira as equipes:
AD Taubaté - A equipe do Vale do Paraíba já está em atividade em 2023, disputando o Brasileirão A2, onde ocupa a terceira colocação no Grupo A. A intenção da equipe é conseguir superar algumas das grandes, sonhando com uma semifinal.
Realidade Jovem - O time de São José do Rio Preto entra na competição sonhando em ficar com uma das vagas para o Brasileirão A3, disputando o certame com um time de jogadoras jovens.
Pinda Ferroviária - O Pinda, que neste ano disputa as competições em parceria com a Ferroviária, clube tradicional da cidade de Pindamonhagaba, vem, neste ano, disputando a Copa Ouro e o Brasileirão A3, onde eliminou o EC São Bernardo na primeira fase.
EC São Bernardo - O Esporte Clube São Bernardo já está em atividade em 2023, disputando a Copa Ouro e o Brasileirão Feminino A3, onde foi eliminado na primeira fase pelo Pinda. O time é dirigido por Prisco Palumbo, que por anos foi o comandante da Portuguesa.
Ferroviária - A Ferroviária vem sendo o grande destaque de 2023 até o momento, liderando o Brasileirão Feminino A1, com oito vitórias em nove jogos. As Guerreiras Grenás querem voltar ao topo do futebol feminino e conquistar o título estadual que não vem desde 2013.
FC Ska Brasil - O time de Santana de Parnaíba é o estreante do Paulistão Feminino nesta temporada e vem do título da Divisão Especial estadual no ano passado. Apesar de a conquista não ter garantido o acesso, o clube conseguiu a vaga na elite.
Red Bull Bragantino - Em 2022, a equipe viveu uma temporada ruim, sendo rebaixado no Brasileirão e ficando apenas em sexto no estadual. Para 2023, o Massa Bruta quer mudar a situação e vem liderando o grupo A da A2 nacional.
Santos - As Sereias da Vila foram vice-campeãs paulistas ano passado, após terem ficado de fora do G8 no Brasileiro. Na competição nacional deste ano, o Peixe vem em sexto, com bons resultados nas últimas rodadas. O Santos quer o título estadual, que não vence desde 2018.
São José - Tradicional no futebol feminino, três vezes campeão paulista, sendo a última vez em 2015, o São José não vive bons momentos nas útimas temporadas. Ano passado, por exemplo, foi rebaixado no Brasileirão A1 e apenas o nono no estadual.
São Paulo - Dos considerados grandes do futebol do estado, o São Paulo é atualmente a equipe que vem em pior situação na temporada, com altos e baixos no Campeonato Brasileiro. Ano passado, a equipe ficou na semi do Paulista, perdendo para o Santos. O último título estadual é de 1999.
Palmeiras - O Verdão é o atual campeão paulista, quando venceu o Santos na decisão, além de ser o detentor do título da Libertadores. Nesta temporada, ocupa a quinta colocação no Brasileirão A1 e quer ir em busca do bi estadual.
Corinthians - Depois de um domínio amplo em temporadas anteriores, o Corinthians viu, em 2022, outros times se aproximarem, ficando com o título apenas no Brasileirão. Em 2023, vem ocupando a terceira colocação no Brasileirão A1.
Regulamento - Na primeira fase, as 12 equipes se enfrentam, em turno único. Os quatro primeiros vão para a semifinal, em busca do título. Já do quinto ao oitavo, vão para a disputa da Copa Paulista. Em ambos os casos, o mata-mata é definido no sistema ida e volta.
0 comentários:
Postar um comentário