Foto: Juha Tamminen
Yan teve um início promissor no Vasco
Nascido em 1º de maio de 1975, o ex-meia Yan está completando 48 anos. O jogador surgiu no Vasco da Gama, onde explodiu, fez parte das seleções de base brasileira e teve um início de conquistas com a camisa cruz-maltina.
Yan Cleiton de Lima Razera nasceu na cidade de Pinhalzinho, no estado de Santa Catarina. Foi descoberto pelo Vasco da Gama quando tinha 13 anos, em 1988, e desembarcou em São Januário, quando logo se destacou como um dos melhores atletas da base cruzmaltino.
Seu 'estouro' mesmo foi em 1993. Mesmo com apenas 18 anos, subiu para o time principal e fez parte da equipe que conquistou o bicampeonato carioca. No mesmo ano, foi um dos grandes nomes da Seleção Brasileira campeã mundial Sub-20, em edição da Copa do Mundo da categoria realizada na Austrália, fazendo gol na decisão.
Em 1994, já tinha outro status no Vasco. Foi jogador fundamental na conquista do tricampeonato carioca, ainda mais depois da morte de Dener. Em 1995, era um dos principais jogadores da equipe, chegou até a ser convocado por Zagallo para a Seleção principal, mas o Vasco tinha desmontado a base tricampeã estadual e, o segundo semestre daquele ano, se transferiu para o Internacional.
Depois de defender o Colorado, Yan passou por Fluminense, Coritiba, Náutico, Flamengo, Al-Khaleej, Grêmio, Avaí, Penafiel, Bacabal, América de Natal, Tigres do Brasil e Votoraty, onde encerrou a carreira no ano de 2010. Em 2021 voltou ao vasco, sendo auxiliar de Fernando Diniz na passagem do treinador pelo Cruzmaltino.
0 comentários:
Postar um comentário