Foto: Arquivo
Häßler atuando no Köln
A Alemanha é assumidamente um dos países mais tradicionais do futebol mundial. Antes conhecida por um estilo de jogo mais duro e menos técnico e hoje um dos expoentes do jogo mais técnico e coletivo, o país tedesco sempre teve tradição em revelar jogadores de alto garbo que se converteram em verdadeiras lendas do esporte bretão. Neste dia 30 de maio, um dos maiores nomes do futebol do país completa 57 anos, o meia Thomas Häßler (leia-se Hassler), que começou sua trajetória no Köln, que aqui no Brasil é conhecido como Colônia.
Hassler chegou ao Colônia já com alguma idade. Nascido na Berlin Ocidental, começou sua trajetória no esporte bretão na infância no Meteoro Berlin e depois atuou no Fuchse Berlin. Chegou ao clube na temporada 1984/1985, depois de fazer a parte final da base praticamente inteira no Fuchse. Sua primeira temporada foi discreta, seria só a partir da sua segunda temporada profissionalmente que ele começaria a render frutos.
Na temporada 1985/1986, Hassler passou a atuar mais no time principal e se tornou parte importante da equipe principal do Koln. Foi importante na ótima campanha que os bodes fazem na Copa da UEFA da temporada 1985/1986, quando a equipe acaba derrotada na final pelo Real Madrid da Quinta del Butre, um dos maiores times da história do maior clube do mundo. A partir do ano de 1987, Thomas também começaria a aparecer na Seleção Alemã.
Seu primeiro gol como profissional sai na temporada 1986/1987, num empate diante do Kaiserslautern. A partir dali começa a virar o principal jogador do Koln e nas temporadas seguintes ajuda seu clube a chegar muito perto do título da Bundesliga por duas vezes seguidas, nas temporada 1988/1989 e 1989/1990. Ao fim desta última, seria um dos grandes nomas da conquista do terceiro título mundial da Alemanha, no ano de 1990.
Encerra sua passagem pelos Bodes justamente ao fim da Copa do Mundo, quando acaba por ser negociado com a Juventus por 15 milhões de Marcos Alemães. No total, atuou em 182 partidas com a camisa do Colônia, marcando 18 gols, ao longo das seis temporadas que teve por lá. Hassler, curiosamente, não conquistou nenhum grande título por clubes, sendo suas conquistas uma Eurocopa e uma Copa do Mundo "apenas".
0 comentários:
Postar um comentário