O goleiro Hélton e sua trajetória pelo Vasco da Gama

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Hélton virou titular do Vasco no Mundial de 2000

Hélton da Silva Arruda, mais conhecido como Hélton, nasceu em São Gonçalo, no dia 18 de maio de 1978, e foi um grande goleiro, entrando na história do Porto, de Portugal. Além da sua passagem na Europa, o atleta foi revelado pelo Vasco da Gama.

Antes de chegar na categoria de base do Vasco, o jogador passou por alguns momentos complicados. Primeiro, fez teste no Fluminense e no Flamengo, conseguindo passar, porém, teve dificuldades por causa de problemas financeiros para ir treinar. Além do problema financeiro, o goleiro acabou se acidentando após cair de um pé de Jamelão, onde acabou gerando um coágulo, e teve que ficar fora para poder se recuperar.

Após se recuperar, o goleiro começou a jogar na categoria de base do São Cristóvão. Em uma jogo contra o Vasco, o arqueiro se destacou, e no final da partida, a comissão técnica do cruzmaltino o chamou para um teste no clube. O jogador foi fazer e passou com tranquilidade, ficando no clube desde os 12 anos.

De 1990 à 1998, ele atuou na base do clube, sendo o goleiro principal da equipe em toda sua formação, e sempre como um dos destaques dos times. Todos dentro do clube vinham um grande potencial no atleta, mas na época em que subiu, o Vasco tinha ótimos goleiros.

O seu momento chegou apenas em 2000, após dois anos ficando no banco de reserva e sem entrar em partidas. Porém, perto do Mundial de Clubes daquele ano, o goleiro Carlos Germanos teve problemas contratuais e acabou deixando o clube cruzmaltino.

Com a perda do bom goleiro, a comissão não sabia em quem colocar para substituí-lo. Por isso, marcaram alguns amistosos antes do início da competição para poder testar os que tinham no elenco. Helton acabou atuando em todos os jogos e acabou ganhando a confiança e a vaga de titular do time. Helton conseguiu fazer um bom mundial, com muita segurança e ganhou a vaga definitiva do gol vascaíno. Suas boas atuações o levaram a ser convocado para os Jogos Olímpicos de 2000.

Em 2001, acabou ficando marcado por estar no gol do Vasco na batida de falta de Dejan Petković, que marcou o gol do título do Flamengo no Campeonato Carioca. Mesmo assim, manteve sua confiança e continuou como titular da equipe, tendo todo o suporte da comissão e da torcida.


Ainda naquele ano, o goleiro se envolveu em um problema, quando em uma partida tentou driblar um adversário e ainda brigou com o companheiro de equipe, Odvan, em uma derrota do time para o Paraná. Com o acontecimento, acabou sendo afastado por alguns dias pelo Presidente do clube, Eurico Miranda, mas logo retornou a titularidade. Hélton sempre manteve sua regularidade e com grandes atuações.

Mas em 2002, acabou tendo um problema contratual igual ao de Carlos Germano, e deixou o clube após 178 jogos. Logo que saiu, alguns clubes brasileiros o procuraram, mas ele acabou recebendo uma proposta da Europa, e foi atuar no União Leiria.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações