Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Luís Enrique quando defendia o Sporting Gijón
Luis Enrique Martínez García nasceu em Gijón, na Espanha, no dia 8 de maio de 1970, se tornou um grande jogador e agora um dos melhores técnicos da atualidade. Como atleta, Luis teve passagem por três clubes, os dois maiores rivais do seu país e o Sporting Gijón, onde foi revelado.
O meio-campista começou sua carreira na equipe da sua cidade, fez parte da categoria de base do clube, que não era um time grande, então a pressão era baixa e ele pôde se desenvolver com tranquilidade, passando por todos os momentos de uma formação.
Luis chamava a atenção de todos, pois era muito habilidoso e tinha o domínio do meio-campo. Mesmo jovem fazia grandes jogos na base, mostrando um grande potencial. A partir de 1988, ele começou a fazer parte do time principal, mas ainda sem atuar, mas já estava se adaptando ao profissional. No ano seguinte, foi quando teve suas primeiras oportunidades, e entrou bem em todos os jogos, mostrando que poderia ganhar mais espaço.
Suas atuações iam melhorando ao longo do tempo, tanto que a cada jogo que passava era notável a sua evolução. Em sua primeira temporada, ele entrou em algumas partidas, e em raros momentos foi titular em alguns esporádicos jogos.
Mas as suas boas atuações o credenciaram para ter mais oportunidades na próxima temporada, e foi isso que ocorreu. Em 1990-91, ele já começou a ser titular em diversos jogos e ganhou sua vaga no time. Com muita habilidade e domínio do meio-campo, Luis chamava a atenção de todos com as suas atuações.
Luis fez uma belíssima temporada, com grandes atuações e ganhando a vaga de titular em sua equipe. O meio-campista tinha um grande potencial, e todos estavam percebendo isso, por isso, alguns times estavam começando a procurá-lo em busca da sua contratação.
Com o decorrer da temporada, mais equipes foram atrás do jogador, e todos do clube já sentiam que sua saída estava próxima. No final do primeiro semestre de 1991 e no fim da temporada europeia, o jogador se transferiu para o Real Madrid.
A equipe de Madrid conseguiu levar o atleta e ficou com ele durante algumas temporadas, onde teve sucesso, mas logo na sequência foi atuar no Barcelona, rival direto do clube. Luis entrou para a lista de “viras-casacas”, que atuaram pelos dois rivais.
0 comentários:
Postar um comentário