Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
O Corinthians foi o campeão do Rio-São Paulo de 1953
Há extatos 70 anos, o torcedor corintiano comemorava um título importante, o Torneio Rio-São Paulo. Na época as competições nacionais, estaduais e interestaduais eram muito mais relevantes que atualmente, e as equipes davam muito valor a essas conquistas.
O Corinthians vinha de um bom momento, tendo conquistado o bicampeonato paulista, o que o credenciou como um dos favoritos ao título da competição. Mas era uma competição curta, e que tudo poderia acontecer, porque tinha des times de muita qualidade.
O torneio tinha o formato de pontos corridos e com apenas um torne com nove rodadas. Mas aquele campeonato teve mais emoção, pois houve um enfrentamento entre os líderes nas últimas rodadas, que acabou dando um gosto de final aos torcedores, mas acabou surpreendendo a todos.
O Corinthians, assim como todos esperavam, começou a competição muito bem, pois vivia um grande momento e estava com o time muito bem entrosado e com muita confiança depois dos títulos paulistas. Mas além do Timão, o Vasco, Botafogo e São Paulo também começaram muito bem, brigando diretamente pelo título. A disputa estava muito boa, com grandes jogos proporcionados pelas equipes.
Na reta final, o Vasco e o Corinthians acabaram conseguindo uma vantagem sobre seus rivais, e a briga acabou ficando entre as duas equipes. Os dois ainda não tinha se enfrentado na competição, e todos já previam a decisão da competição no confronto.
A tabela proporcionou essa grande “final” para todos. Para o Corinthians era a última rodada da competição, bastava uma vitória para se consagrar campeão, porém, para o Vasco era a penúltima, então a equipe precisava vencer o confronto e mais a sua última rodada para ficar com s taça.
A partida aconteceu no Maracanã para mais de 77 mil pessoas, era um caldeirão do Gigante da Colina. O Timão foi confiante para o confronto e queria ser campeão dentro de campo, porém, a equipe não conseguiu fazer um bom jogo, e sofreu com a pressão e a boa equipe do Vasco.
A partida acabou 1 a 0 para o Vasco, que dava um grande passo rumo ao título da competição. Entretanto, para confirmar a conquista precisava vencer o Santos na sua última rodada. O Corinthians iria depender de seu rival para ficar com o título do torneio.
Mesmo sem entrar em campo, a Fiel torcida acompanhou o jogo do Vasco, torcendo para um tropeço da equipe carioca. O Santos acabou derrotando o Vasco, algo que ninguém imaginava que fosse acontecer e, com isso, o Corinthians se consagrou Campeão do Torneio Rio-São Paulo mesmo sem jogar.
0 comentários:
Postar um comentário