Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Lance do gol de Oséias, que deu o título ao Verdão
Há 25 anos o Palmeiras conquistou um título até então inédito: a Copa do Brasil. A equipe que hoje é uma das maiores vencedores da competição com quatro títulos, teve sua primeira conquista em 1998, depois de uma grande campanha, com jogos memoráveis.
A competição contou com 42 participantes, e naquela época contava o gol fora, o que hoje em dia não é mais uma regra. A Copa do Brasil teve sua fase preliminar, e o Alviverde enfrentou o CSA, mas não teve muitas dificuldades para conseguir sua classificação. Com duas vitórias, a equipe fez 4 a 0 no agregado e passou para a próxima fase.
Na primeira fase, a equipe enfrentou o Ceará, e teve certa dificuldade no primeiro confronto, quando empatou por 1 a 1. Mas no jogo de volta conseguiu resolver com muita tranquilidade, aplicando uma goleada por 6 a 0, garantido a sua vaga nas oitavas de finais.
Nas oitavas de finais, o Palmeiras enfrentou o Botafogo e, também, teve muita dificuldade na primeira partida. A equipe acabou perdendo por 2 a 1, fora de casa, mas o gol fora ajudou o alviverde a se classificar. No jogo decisivo da volta, o Verdão fez 1 a 0, e empatou no agregado em 2 a 2, mas por ter feito o gol fora de casa, garantiu a classificação para as quartas de finais.
A equipe vinha se fortalecendo durante a competição, mostrando muita maturidade para jogar os mata-mata. Nas quartas de finais, a equipe enfrentou o Sport, e conseguiu vencer o primeiro jogo por 2 a 0, tendo uma tranquilidade para a partida de volta, o que não tinha acontecido até aquele momento na competição. No retorno, o verdão segurou um empate por 1 a 1 e garantiu a classificação para a semifinal.
O Palmeiras enfrentaria um clássico contra o Santos, pela semifinal, o confronto mais difícil até aquele momento da competição. O primeiro jogo foi com o mando alviverde, e a equipe empatou em 1 a 1, tomando um gol em casa, que poderia prejudicar na partida de volta, pois o Santos entraria com a vantagem do 0 a 0.
Porém, na partida de volta, as equipes novamente empataram, mas dessa vez por 2 a 2, e por causa dos dois gols fora de casa, o Palmeiras conseguiu se classificar para a decisão da competição.
Na decisão, o Palmeiras enfrentou o Cruzeiro, que também fazia uma ótima campanha, eliminando Corinthians, Vitória e Vasco. A equipe da Raposa também estava confiante para a grande final, e todos esperavam grandes confrontos, com muita emoção.
O primeiro jogo da final aconteceu no Mineirão, para mais de 60 mil pessoas, que estavam esperando a vitória da Raposa. A torcida fez a festa e empurrou o Cruzeiro para a vitória, vendo a equipe abrir o placar aos 26 minutos da etapa inicial com Fábio Júnior. A equipe segurou a vitória mínima, mas garantindo a vantagem para o jogo de volta.
O Palmeiras precisava vencer de qualquer jeito para sonhar com o título, e contou com o apoio de mais de 40 mil pessoas no Morumbi para tentar superar a Raposa. A torcida inflamou aos 12 minutos, quando Paulo Nunes abriu o placar, e empatou a decisão no agregado.
A decisão foi tensa, pois com o empate no agregado logo no começo, deixou as duas equipes com receio de se arriscar muito mas, mesmo assim, houve muita emoção. Eram times muito fortes, que contavam com grandes jogadores, e tudo poderia ser definido a qualquer momento.
A partida já estava se encaminhando para as penalidades máximas, quando, aos 44 minutos do segundo tempo, Zinho cobrou falta, o goleiro Paulo César acabou dando rebote e Oséas estava lá pra empurrar para o fundo das redes. O Palmeiras fez 2 a 0 e colocou o estádio abaixo com a emoção nos minutos finais, garantindo o título inédito da Copa do Brasil de 1998.
0 comentários:
Postar um comentário