Dennis Bergkamp e seu começo pelo Ajax

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Dennis Bergkamp durante sua passagem pelo Ajax

Dennis Nicolaas Maria Bergkamp, nasceu em Amsterdã, no dia 10 de maio de 1969, e foi um dos grandes jogadores do final do século passado da Holanda. O atacante teve passagens por grandes clubes, sendo artilheiro por onde passou e conquistando títulos. E o primeiro deles foi o Ajax.

A sua carreira começou quando chegou com 11 anos para a categoria de base do Ajax, um dos principais clubes do país. Dennis sempre foi um grande destaque quando criança, mostrando a cada ano sua evolução, sendo uma das grandes promessas da Holanda.

Aos 17 anos, ele estreou no profissional, quando Johan Cruijff, o melhor jogador de todos os tempos da Holanda, o colocou em campo na partida contra o Roda JC Kerkrade no dia 14 de dezembro de 1986, e a equipe venceu por 2 a 0.

O seu primeiro gol aconteceu no dia 22 de fevereiro de 1987, em uma goleada por 6 a 0 sobre o HFC Haarlem. Mas ainda naquela temporada, não tinha seu espaço garantido, entrava em alguns jogos, tanto que atuou 23 vezes e marcou apenas dois gols. Nesta temporada a equipe ainda conquistou o título da Copa da Holanda, a primeira conquista do jogador como profissional.

Com o tempo o jogador passou a ganhar mais espaço e foi atuando cada vez melhor. Era muito jovem ainda e estava em um processo de crescimento, e isso traz momentos de oscilações, mas Bergkamp conseguiu lidar muito bem.

O jogador foi a cada temporada melhorando e evoluindo até se tornar o principal atacante da equipe. Em 1989 foi onde Bergkamp começou a ter o maior destaque, quando ajudou a equipe a conquistar o título do Campeonato Neerlandês, uma conquista importantíssima.


Bergkamp passou a ser o grande artilheiro do time a partir de 1990, sendo considerado a revelação do país e ganhou outros prêmios individuais. Em 1990–91, 1991–92 e 1992–93 ele foi o artilheiro da Eredivisie, e em 92 e 93 foi o jogador do ano.

Em 1991-92 o artilheiro conquistou mais um troféu importante, dessa vez foi a Liga Europeia. Após esses grandes anos pelo Ajax, Bergkamp chamou a atenção de vários clubes pela Europa, e decidiu deixar o clube em 1993.

Após várias investidas de diversos clubes, o atacante resolveu aceitar a proposta da Internazionale. Bergkamp fez 239 jogos e marcou 122 gols pelo Ajax, se tornando um dos grandes ídolos do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações