Por Emerson Gomes
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
A partida foi bem disputada e tensa
O Ceará é o grande campeão da Copa do Nordeste 2023. A equipe treinada por Eduardo Barroca venceu o Sport, nos pênaltis, por 4 a 2, na noite desta quarta-feira (3) na Ilha do Retiro, em Recife. A partida no teve vitoria do Leão por 1 a 0 nos noventa minutos. O gol no tempo normal foi marcado por Luciano Juba.
No primeiro jogo da decisão, o Ceará venceu, no Castelão, em Fortaleza, por 2 a 1, podendo empatar que seria campeão. Já o Sport precisava vencer por dois gols, para ficar com o título, ou por um e levar a definição para a penalidade. Porém, as duas equipes vêm, de jogos pelo Brasileirão Série B, com o Leão tendo empatado em 0 a 0 com o Novorizontino, no interior de São Paulo, e o Ceará vencendo o ABC, por 2 a 1, em Natal.
As horas que antecederam o jogo foram de polêmica. Vazou um áudio do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, sinalizavam sobrecarga de ingressos para a partida na Ilha do Retiro. O Ceará enviou um ofício em caráter de urgência à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), solicitando o adiamento da partida e mudança de local, mas a entidade deu seguimento para a realização do embate decisivo.
Precisando do resultado o Sport começou a partida pressionando fortemente, subindo as linhas de marcação. Nos dez primeiros minutos o Leão empilhou boas chances de gol. A pressão aumentou, e aos 26' Luciano Juba abriu o placar, 1 a 0 Sport.
Após o gol a torcida se animou e o Leão seguiu pressionando, enquanto o Ceará seguia procurando os contragolpes. Aos 36' por pouco Jorginho não aumentou o placar. O Vozão só deu seu primeiro chute com Janderson já nos acréscimos. E ao intervalo, vantagem mínima para os donos da casa e tudo igual no confronto.
O jogo, no segundo tempo, voltou eletrizante, com as duas equipes se revezando no ataque. Aos 24', por muito muito o Sport não fez o segundo. Após cruzamento, Felipinho chutou de primeira e, após desvio no defensor do Ceará, a bola foi no travessão. No rebote, Wanderson finalizou e novamente a 'pelota' foi no poste.
A pressão seguia, mas com o passar dos minutos o Ceará retardava a partida e esperava o tempo passar. Já o Leão começou a sentir o peso do cansaço com o passar dos minutos. Ambos tentaram marcar, mas não houveram mais gols. A decisão ficou para os pênaltis.
Nas penalidades, o VAR foi acionado logo na primeira cobrança, após defesa do goleiro Renan, do Sport, que foi anulada. Ao final das cobranças o Vozão foi mais feliz e venceu por 4 a 2. E o Ceará leva o título da Copa do Nordeste 2023.
Com o título, o Vozão está garantido na terceira fase da Copa do Brasil de 2024. Agora, ambas as equipes voltam as suas atenções para o Brasileirão Série B. Na próximo domingo, dia 7, às 11 horas, o Ceará encara a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Já às 19 horas, o Sport recebe o Guarani na Ilha do Retiro, na cidade de Recife.
0 comentários:
Postar um comentário