Capivariano domina São José e conquista a Série A3 do Paulistão

Por Lincoln Chaves
Foto: José Augusto / Futebol Paulista

Comemoração no primeiro gol do Capivariano

O título da Série A3 do Campeonato Paulista de 2023 ficou em Capivari. Neste sábado (13), o Capivariano venceu o São José por 3 a 0, na Arena Capivari, no segundo jogo da decisão do Estadual, assegurando ao Leão da Sorocabana o troféu do terceiro escalão do futebol de São Paulo pela segunda vez - a primeira foi em 1984.

A conquista recompensa uma campanha de 25 jogos, 14 vitórias, sete empates e quatro derrotas, com 46 gols marcados e 20 sofridos. Além de campeão, o Capivariano teve o artilheiro da A3: Vinícius Popó, com 18 gols. O atacante, porém, despediu-se antes do primeiro jogo da decisão, para reforçar o Operário Ferroviário na Série C do Campeonato Brasileiro.

Na partida de ida, realizada no sábado passado, no Estádio Martins Pereira, o São José fez valer o fator casa e venceu por 1 a 0, indo para o embate de hoje precisando de um empate para ser campeão. Melhor campanha entre os finalistas, o Capivariano necesstiva de uma vitória simples para ficar com a taça.

Os times foram escalados com novidades no ataque. No São José, Marlon Martins ficou com o lugar de Wendell Jr., que começou a partida no banco, por opção do técnico Ricardo Costa. No Capivariano, João Araújo foi o escolhido de Élio Sizenando para o lugar de Thiago Juan, que deixou o gramado do Martins Pereira, no jogo de ida, com dores, aos 15 minutos da etapa inicial.

Quis o destino que João Araújo precisasse de apenas um minuto para fazer valer a aposta do treinador do Leão da Sorocabana. O camisa 11 ficou com a sobra de um chute, da entrada da área, do volante Carlos Eduardo, que o goleiro rebateu. O atacante aproveitou o escorregão do lateral Rafael Verrone e concluiu para as redes, abrindo o placar para o time da casa.

Se não conseguiu manter a intensidade dos primeiros minutos, o Capivariano deu poucos espaços para o São José. A primeira chegada mais perigosa da Águia - e a única da etapa inicial - foi uma cabeçada de Marlon Martins, aos 30 minutos, quase na pequena área, após cruzamento pela esquerda de Rafael Verrone, que o goleiro Anderson agarrou. O Leão respondeu três minutos depois, em boa troca de passes entre João Araújo, o também atacante Paulinho, o meia Thiaguinho e Carlos Eduardo, que chutou da entrada da área, à esquerda da meta.

Incomodado com a postura joseense no primeiro tempo, Ricardo Costa retornou do intervalo com Gustavo Henrique aberto pela direita, substituindo Vinícius Barba, e o também meia Nicholas por dentro, às costas de Marlon Martins, para dar mais volume ao ataque. Novamente, porém, outro gol precoce esfriou as pretensões do time do Vale do Paraíba. Aos cinco minutos, Carlos Eduardo bateu falta com categoria, no ângulo direito de Ariel, ampliando a vantagem do Capivariano.

O São José se lançou de vez ao ataque. Os atacantes Roni e Giovanni entraram nas vagas dos meias Pedrinho e Nicholas, enquanto Rafael Verrone e Dario deram lugar aos também laterais Samuel Balbino e Léo Machado, dando sangue novo às investidas da Águia pelos lados. Em uma delas, aos 18 minutos, Léo Machado recebeu na direita e cruzou rasteiro. Gustavo Henrique apareceu na pequena área, livre, mas concluiu para fora, na melhor chance dos visitantes.


Para responder às trocas do São José e reforçar a marcação do Capivariano, Élio Sizenando promoveu as entradas do zagueiro Rocha e do volante Felipe Conchal nos lugares de Carlos Eduardo e João Araújo. À frente, Natan substituiu Paulinho para dar fôlego aos contra-ataques. E foi dele o gol do título. Aos 40 minutos, o lateral Tarcísio cruzou pela esquerda, Natan dominou na área e concluiu na saída de Ariel. Na comemoração, o camisa 19 tirou a camisa, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

A partir daí, o clima de festa tomou conta da Arena Capivari. Giovanni até balançou as redes nos acréscimos, mas o que seria o gol de honra do São José foi anulado por impedimento. Aos 48 minutos, o árbitro Vinicius Gonçalves Dias de Araújo apitou o fim da partida, para delírio dos cerca de 4,5 mil torcedores presentes.

Agora, o São José começa a se planejar para a Copa Paulista, que tem início previsto para o início de julho. A Águia do Vale estreia contra a Portuguesa Santista, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos. Já o Capivariano não terá competições para o resto da temporada e só volta a campo no Paulistão A2 2024.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações