Brasileirão Série C 2023 começa nesta terça-feira

Por Victor de Andrade, Lucas Paes, Ricardo Pilotto, Fabio Rocha, Emerson Gomes e Felipe Roque
Arte: O Curioso do Futebol


A bola vai rolar para o terceiro escalão do futebol nacional! O Campeonato Brasileiro da Série C de 2023 tem início nesta terça-feira, dia 2 de maio, com três jogos. São 20 clubes buscando as quatro vagas de acesso para a Série B e fugindo do rebaixamento para a Série D.

Confira como estão os participantes:

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ALTOS
Altos-PI

O Altos é o único representante do Piauí no Brasileirão Série C no ano de 2023 e estreia em casa contra a tradicional equipe do Figueirense. A esperança do Altos para se manter entre os 8 primeiros colocados e se classificar ao mata-mata é Manoel, maior artilheiro da história do clube. A equipe vem de um estadual onde foi eliminado na semifinal.

AMAZONAS FUTEBOL CLUBE
Manaus-AM

O Amazonas Futebol Clube é uma agremiação nova, que vai completar quatro anos de fundação em 23 de maio, mas já tem muitas vitórias, como o acesso para a Série C após ser semifinalista da D em 2022 e o título amazonense deste ano. É um time que vem na crescente e pode surpreender. Foguinho, com experiência em clubes que jogam divisões nacionais, é a grande contratação para o certame.

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE
Natal-RN

Tentando embalar uma sequência de acessos, o Alvirrubro Potiguar é um dos clubes que vieram da Série D do Brasileirão da temporada passada. Para isso, o atual campeão da última divisão do futebol nacional foi ao mercado e trouxe reforços para a Série C, sendo alguns deles: o goleiro Carlão; os laterais Norberto e Luiz Paulo; o zagueiro Everton Sena; os volantes Rafinha e Kaio César; o meia Lucas Dias, e os atacantes Kaio Ítalo Carvalho e Flávio Souza.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA APARECIDENSE
Aparecida de Goiânia-GO

Eliminado na semifinal do estadual, a Aparecidense tenta superar a campanha do ano passado, onde parou na segunda fase, terminando na quinta posição e ficando próxima do tão desejado acesso. Para conseguir o feito, o comandante Moacir Júnior segue no comando da equipe, após a boa campanha no ano passado. Num torneio que conta com medalhões, a equipe goiana aposta em um elenco com poucas caras conhecidas do grande público para fazer um bom campeonato e lutar pelo acesso.

BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE
João Pessoa-PB

O Botafogo da Paraíba fez uma temporada mediana ano passado, ficando de fora da segunda fase do Brasileirão Série C. Mas nessa temporada, mudou seu elenco, mas acabou começando não tão bem, tanto que caiu na semifinal do Campeonato Paraibano, após sofrer uma goleada para o Sousa. Na estreia, o time enfrenta o Operário.

BRUSQUE FUTEBOL CLUBE
Brusque-SC

Recém-retornados a Série C, depois de cair da Série B ano passado, os tricolores farão de tudo para que a passagem pela terceira divisão seja bastante curta. Vice-campeão catarinense, a equipe do Brusque montou um bom elenco, mantendo inclusive alguns nomes do time do ano passado. O treinador será Luizinho Lopes. Ofensivamente, Everton Bala, Guilherme e Otávio são até aqui os grandes nomes do time na temporada, jogadores de quem se espera muito na competição, com o Brusque sendo um dos favoritos ao acesso.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CONFINÇA
Aracaju-SE

Clube para a Série C com um bom investimento é o Confiança, que caiu da Série B na temporada de 2021. Comandado por Vinícius Eutrópio, o clube chegou à final do estadual, mas acabou tendo um baque, perdendo os dois jogos da decisão para o Itabaiana e ficando com o vice. Na Série C, o Dragão deve buscar o acesso.

CENTRO SPORTIVO ALAGOANO - CSA
Maceió-AL

O CSA caiu na temporada passada para a Série C, após fazer um péssimo ano. O time tem várias mudanças para 2023 e começou o ano muito bem, fazendo uma boa atuação pela Copa do Brasil contra o Internacional, mas acabou sendo eliminado nos pênaltis. Porém, no estadual, não conseguiu nem chegar na decisão e viu o rival CRB, que está uma divisão acima no nacional, conquistar o título. A estreia do Azulão é contra o Confiança.

FIGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE
Florianópolis-SC

A tradicional equipe do Figueirense estreia contra o Altos, fora de casa, no Brasileirão Série C 2023. A equipe, que busca o acesso para a Série B de 2024, conta com reforços jovens, como o atacante Gabriel Conceição, de 21 anos, emprestado pelo Botafogo. Com a força de sua apaixonada torcida, o Figueira busca o acesso para poder voltar a ser uma das principais equipes do país.

FLORESTA ESPORTE CLUBE
Fortaleza-CE

Precisando reconquistar a confiança do seu torcedor depois da fraca campanha na Série C da temporada passada, o Verdão da Vila passou por uma grande reformulação no seu elenco para este ano. Para evitar que o clube cearense brigue novamente contra o rebaixamento para a quarta divisão nacional, a agremiação foi em busca de reforços, e com isso, tentará ser uma equipe mais regular nesta edição. Começou o ano conseguindo voltar para a elite do Campeonato Cearense.

MANAUS FUTEBOL CLUBE
Manaus-AM

O Manaus tem um dos projetos mais sólidos do futebol brasileiro nos últimos tempos e passará mais uma dessas etapas ao tentar mais uma vez permanecer na Série C, o que tem feito com alguma tranquilidade nos últimos anos. Esse ano, a equipe ficou pelo caminho nas quartas de final do estadual, caindo para o bom time do Nacional e trouxe alguns nomes interessantes, como o atacante Franklin, ex-Pouso Alegre. O objetivo do time manauara será mais uma vez permanecer, para depois pensar em voos maiores.

CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE
Recife-PE

O Timbu conta com uma equipe experiente para voltar a série B, após o descenso na temporada passada. Atletas como Victor Ferraz, Souza e Jael compõem o elenco comandado por Dado Cavalcanti. A equipe passou por momentos de dúvida após as eliminações precoces na Copa do Nordeste e no Estadual, mas as boas atuações na Copa do Brasil, onde foi eliminado pelo Cruzeiro, deram novas esperanças a seu torcedor. A equipe ainda busca um novo zagueiro após o defensor Paulo Miranda ter seu contrato rescindido após estar envolvido em escândalos de manipulação de resultados.

OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE
Ponta Grossa-PR

O Operário chega à Série C do Brasileirão após cair nas semifinais para o Cascavel no Campeonato Paranaense. A equipe alvinegra estreia fora de casa contra o Botafogo-PB e pretende ficar entre os 8 primeiros na classificação. O artilheiro do time na temporada é Mingotti, mas ele deixou o clube na última semana para defender o Bahia. Para o seu lugar, o Fantasma está acertando com Vinícius Popó, artilheiro do Paulistão A3 pelo Capivariano.

PAYSANDU SPORT CLUB
Belém-PA

Após fazer boa campanha e conseguir avançar ao menos à segunda fase da Série C de 2022, o Papão da Curuzu chega para esta edição com o objetivo de melhorar a sua performance na competição e retornar à segunda divisão nacional. Apesar das saídas de cerca de oito jogadores e que foram novidade no Bicolor no começo da atual temporada, o clube paraense trouxe cerca de 32 reforços para 2023. Porém, às vésperas do início da competição, o treinador Márcio Fernandes foi demitido depois da eliminação na semifinal do Paraense.

POUSO ALEGRE FUTEBOL CLUBE
Pouso Alegre-MG

O Pouso Alegre estreará na Serie C e para encarar a disputa selecionou o treinador Roger Silva, que estava no Athletic, também de Minas Gerais. A equipe fez um estadual discreto, e para ir bem na competição nacional já são 12 reforços. Alguns atletas que já trabalharam com o treinador, e atletas vindos de outros estados, como o meia Patrick Allan, vice campeão paulista pelo Água Santa. O experiente goleiro Rafael Pascoal e o meia Vinicius Boff também são destaques do elenco que luta para inicialmente se manter no terceiro escalão do nosso futebol.

CLUBE DO REMO
Belém-PA

Outro clube favorito para o acesso é o Remo, comandado por Marcelo Cabo. O Leão segue em busca do título paraense, chega com um bom investimento para a Série C e deve lutar pela parte de cima da tabela, jogando no Baenão. Vale lembrar que no início, o time ainda vai dividir as atenções com a final do Paraense, onde enfrenta o Águia de Marabá.

SÃO BERNARDO FUTEBOL CLUBE
São Bernardo do Campo-SP

O Tigre foi vítima do regulamento do Paulistão e só por isso não foi mais longe na competição neste ano, já que caiu a duras penas para o Palmeiras, que novamente saiu com a taça. Os aurinegros, é claro, perderam alguns nomes, como o destaque Barletta que foi ao Corinthians, mas manteve boa parte do esqueleto que fez o grande estadual. Se não são favoritos ao troféu, os aurinegros do ABC devem bridar pelo acesso, com a força que os paulistas costumam mostrar nacionalmente.

SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE
Porto Alegre-RS

O São José, do Rio Grande do Sul, fez uma temporada mediana ano passado, tanto que ficou de fora da segunda fase do Brasileirão Série C. A equipe começou essa temporada sendo eliminado na primeira fase do Gauchão, mas trouxe algumas novidades para a competição nacional, em busca da vaga. O zagueiro Lucas Cunha, que estava na Portuguesa Santista, foi um dos contratados. O time estreia contra o Floresta.


VOLTA REDONDA FUTEBOL CLUBE
Volta Redonda-RJ

O Volta Redonda fez até um bom Brasileirão Série D, passando para a segunda fase, mas ficou de fora do mata-mata. Nessa temporada, o time começou muito bem, fazendo um excelente Cariocão e deu trabalho aos times grandes e chegando à semifinal, onde até ganhou o primeiro jogo do Fluminense, mas tomou uma sonora goleada no Maracanã. A equipe estreia contra o Pouso Alegre.

YPIRANGA FUTEBOL CLUBE
Erechim-RS

Eliminado pelo Botafogo na Copa do Brasil, a equipe gaúcha joga a primeira partida da Série C fora de casa, contra o América-RN. O Ypiranga foi destaque no Gauchão, dando muito trabalho ao forte time do Grêmio de Suárez. O resultado nos pênaltis e a boa atuação da equipe, traz muita confiança para o Ypiranga fazer uma boa Série C em 2023.

REGULAMENTO

A Série C manterá o mesmo regulamento da edição anterior, disputada por 20 clubes, dividida em três fases: na primeira, todos os times se enfrentam em turno único. Os dez clubes melhores posicionados no Ranking da CBF fazem dez jogos com mando de campo e, consequentemente, os outros dez clubes jogam apenas nove partidas em casa nessa fase. Os oito melhores colocados se classificam para a segunda etapa da competição e os quatro últimos são rebaixados para a Série D de 2024.

Na fase seguinte, os oito classificados são divididos em dois grupos de quatro clubes, um grupo com os clubes que terminarem em 1º, 4º, 5º e 8º, outro com as equipes que ficarem em 2º, 3º, 6º e 7º lugares. Após disputa em dois turnos, os dois mais bem classificados de cada grupo são promovidos à Série B de 2024, enquanto o melhor clube de cada chave avançará à final da competição, disputada em jogos de ida e volta. Confira aqui a tabela completa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações