Alfred Bickel e sua relação com a Seleção da Suíça

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Alfred Bickel na Copa do Mundo de 1950

Alfred Bickel nasceu em Eppstein, no Império Alemão, no dia 12 de maio de 1918, e acabou falecendo em 18 de agosto de 1999, aos 81 anos. O jogador foi extremamente importante para a história da Suíça, principalmente porque foi um dos dois atletas que participaram da Copa do Mundo antes e depois da Segunda Guerra Mundial.

Sua carreira no futebol começou em 1935, quando estreou pelo Grasshopper Club, de Zurique, e foi o único clube que atuou em toda a sua trajetória como atleta. Mesmo jovem, ele já mostrava ter muita qualidade e principalmente uma grande força física, o que sempre foi primordial para se dar bem no futebol suiço.

Aos 18 anos foi convocado para a sua seleção, sendo um dos atletas mais jovens da equipe. Ele ficou no processo para a Copa do Mundo de 1938, quando a Suíça acabou caindo para a Hungria nas quartas de final, perdendo por 2 a 0. Tudo após essa Copa mudou, pois houve a Segunda Guerra Mundial, que novamente assombrou o continente Europeu. Tudo isso mexeu com o mundo, e no futebol não foi diferente.

Mesmo com todas as mudanças, o jogador permaneceu atuando pelo seu clube e também pela sua seleção, tanto que com o tempo ganhou a faixa da capitão, mostrando toda sua liderança técnica e fora de campo. Mas praticamente não tinha mais os seus mesmo companheiros, pois a maioria dos que atuaram pela seleção não estavam mais sendo convocados.

A Segunda Guerra Mundial começou em 1939 e encerrou em 1945, um grande período. Mas após tudo isso, as coisas estavam voltando ao normal, e o futebol também, porém com algumas mudanças em algumas seleções, principalmente na Suíça.

Na equipe suíça viveu uma grande e difícil preparação para a Copa do Mundo de 1950, que ocorreu no Brasil. Apenas Alfred e o sueco Erik Nilsson continuaram a atuar pela sua seleção após a Guerra, pois todo o time de 1938 acabou não permanecendo.


A seleção era completamente diferente, com diversas mudanças, apenas os dois permaneceram e foram o pilar do time, com o Alfred sendo o capitão. Porém, a equipe não conseguiu passar da primeira fase, pois caíram em um grupo muito difícil, que tinha o dono da casa, o Brasil. Mas até que o time Suiço jogou muito bem e conseguiu um empate em 2 a 2.

Alfred entrou para a história da seleção por estar nos dois períodos, pré e pós guerra, e foi um dos jogadores mais importantes da época no país. Pela Suíça, o atacante fez 71 jogos e marcou 15 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações