A La Liga precisa dar um basta no racismo sofrido por Vinicius Júnior

Por Lucas Paes
Foto: AFP 

Vinícius Júnior foi mais uma vez vitima de racismo na Espanha

Infelizmente, não é mais novidade, na verdade virou cena comum, quase rotina no Campeonato Espanhol: Vinícius Júnior, que a menos de três semanas foi abraçado pelo adversário Walker na semifinal da Liga dos Campeões, foi mais uma vez vítima de cantos e manifestações racistas em um jogo da La Liga, desta vez diante do Mestalla, em Valencia. O jogo foi paralisado, Vinícius, incomodado, depois foi expulso de maneira injusta após ser agredido no finzinho do jogo e mais uma vez o silêncio  da organização do campeonato espanhol grita. Desta vez, até o brasileiro parece deixar claro que basta.

Não é a primeira vez que Vinícius sofre este tipo de ataque nesta temporada. Símbolo da conquista mais recente da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, o craque brasileiro foi por diversas vítimas de cantos e manifestações racistas nesta temporada da liga. Continuamente, a La Liga nada fez com relação aos casos, que foram se tornando maiores até o momento em que um estádio inteiro chamou o brasileiro de Macaco (Mono, em espanhol.), na tarde deste domingo, em Mestalla, na cidade de Valencia. 

A repercussão dessa vez pega mal no mundo inteiro. O assunto do que ocorreu na derrota madridista para o Valencia ainda está nos trending topics do Twitter, por exemplo, e segue inundando programas jornalísticos no Brasil. Vinícius, se manifestou nas redes num desabafo onde inclusive criticou diretamente a La Liga e a carta soou até como uma despedida de alguém que parece ter cansado de tanto sofrer. Na Espanha, o craque brasileiro, que talvez seja o melhor jogador do mundo hoje, não precisa driblar só adversários em campo, mas também um preconceito absurdo que parece não mudar numa sociedade inteira.

O racismo é um dos preconceitos mais vis de todos que existem no mundo. Não há nenhuma lógica por trás dessa postura nojenta e em 2023 já é mais do que tempo que isso não seja mais admitido em lugar nenhum, o que é chover no molhado. A falta da atitude da La Liga poderá cobrar um altíssimo preço dum campeonato que já representou o suprassumo do futebol e de um país que já foi um destino muito queridos por brasileiros, mas que começa a ter sua reputação aqui no Brasil manchada por insultos a um dos filhos mais queridos deste país, até por quem não gosta de futebol. 

Infelizmente, é difícil acreditar que o comando do Campeonato Espanhol faça algo sobre o que ocorreu. Javier Tebas, homem que hoje preside a liga do país, é um sujeito que tem histórico de simpatia e filiação a partidos de extrema-direita como o Vox e, a despeito do que qualquer um queira espernear sobre, a extrema-direita, pelo menos europeia, se alia sem nenhum tipo de vergonha com grupos racistas. Bom, na verdade até com coisa pior, mas a palavra que define isso eu prefiro nem escrever neste texto. Para bom entendedor, meia palavra basta. É difícil esperar que parta desse sujeito uma atitude quanto a algo que suas ideias se conectam.


Javier retweetou o tweet de protesto de Vinícius dizendo que ele era mal informado e no geral, mesas redondas espanholas criticaram a atitude do brasileiro, num ciclo vicioso que deixa claro que a sociedade espanhola parece aceitar isso. Passou da hora do Real Madrid tomar uma atitude mais ríspida quanto a isso, como Ancelotti e Dani Ceballos fizeram desta vez, sequer debatendo o futebol após o jogo. Se a cultura espanhola é isso, então talvez realmente seja a hora de Vinícius deixar o Real Madrid.

Não é uma questão de jeito de jogo já que, novamente, Walker, que teve de marcar o brasileiro, o abraçou ao fim do jogo em Madrid. Torcedores do Liverpool, tão castigada pelo garoto, teceu elogios imensos em um vídeo de entrevistas na Goal.com. Não se trata de jeito de jogar, não se trata de jeito de ser, se trata de puro e direto preconceito injustificável. Chega, já deu La Liga, já deu Real Madrid, já deu até para a FIFA e a UEFA. Em 2023, não dá mais para o racismo existir no futebol.   
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações