Por Fabio Rocha
Foto: reprodução
Rolando Chilavert já na sua fase como treinador
Rolando Marciano Chilavert González, nasceu em Luque, no Paraguai, no dia 22 de maio de 1961, foi um meio-campista e treinador. É irmão mais velho do polêmico ex-goleiro José Luis Chilavert, que defendeu a Seleção Paraguaia por 14 anos, mas os dois não atuaram juntos pelo Paraguai.
A sua carreira no futebol foi feita praticamente toda em seu país, onde atuou por grandes times. O único time que jogou fora do Paraguai foi o Chaco For Ever, da Argentina. A sua carreira começou em 1978 no Sportivo Luqueño, onde ficou durante seis anos, e demonstrou seu bom futebol, tanto que foi chamado para a Seleção Paraguai Sub-17.
Logo depois foi para o Guaraní, ficando apenas dois anos na equipe, e logo na sequência foi para a Olímpia, que é um dos maiores clubes do seu país. Atuando por lá, conseguiu ser convocado para a seleção principal, sendo levado para a Copa do Mundo de 1986.
Porém, o jogador acabou não entrando em campo na competição, ficou todas as partidas no banco de reserva, e nem foi opção para entrar durante os jogos. Após sua passagem no Olímpia, o jogador foi atuar na Argentina, quando foi para o pequeno time do Chaco For Ever.
Rolando Chilavert já estava na fase final de sua carreira, tanto que logo retornou ao seu país para atuar no Cerro Porteño, que junto com o Olímpia são as duas principais equipes do futebol nacional.
Mas seu rendimento não era mais o mesmo, e já estava com dificuldade para atuar com regularidade, pois não estava com o mesmo preparo físico. Já no seu final foi para o Presidente Hayes e, logo depois, retornou ao Guaraní, onde encerrou sua carreira como jogador em 1994.
Dois anos após o encerramento de sua carreira como atleta, ele começou como treinador pelo Deportivo Humaitá, e rodou por diversos clubes do futebol sul-americano. O seu último clube foi em 2019, quando treinou o Inter Odessa, mas depois disso não assumiu mais nenhum clube.
0 comentários:
Postar um comentário