Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Bert van Marwijk como jogador
Lambertus van Marwijk, mais conhecido como Bert van Marwijk, nasceu em Deventer, na Holanda, no dia 19 de maio de 1952, e treinou grandes times, inclusive levou sua seleção ao vice-campeonato da Copa do Mundo, mas, também, teve uma carreira como jogador.
Sua carreira começou quando ainda tinha 17 anos, atuando pelo Go Ahead Eagles, um time da Holanda. Em 1969 iniciou sua carreira e ficou no clube até 1975, sendo muito importante, mas acabou fazendo poucos gols, porém ajudava muito na criação das jogadas.
Pelo clube construiu uma boa história, atuando durante seis anos e sendo muito importante. Em 1975, foi contratado pelo AZ Alkmaar, outro time Holandes, e também teve uma boa passagem, com números melhores do que na equipe anterior.
O número melhorou, fazendo mais gols em muito menos jogos, e conquistou seu primeiro título em sua carreira. Em 1977-78, foi campeão da KNVB Cup, que é a Copa do país, o segundo campeonato mais importante do futebol holandes.
Dentro desse período, em 1975, acabou sendo convocado para a Seleção Holandesa, onde atuou apenas uma vez e nunca mais teve oportunidade. O atacante ficou no AZ até 1978, quando decidiu deixar o clube e foi atuar no MVV Maastricht, mas no clube seu desempenho acabou caindo um pouco e teve números baixos.
Bert van Marwijk, ficou muitos anos no clube, e acabou vivendo momentos ruins junto com a equipe. Durante o período, o atacante não conseguiu ajudar muito e foi rebaixado, mas conseguiu retornar com o título da Eerste Divisie. Após oito temporadas no clube, com 225 jogos e 11 gols, o clube que defendeu e atuou por mais vezes, deixou a equipe. Já em uma fase final de carreira, o atacante foi para o Fortuna Sittard.
Em sua nova equipe ficou apenas uma temporada, atuando em 11 jogos e marcando um gol. Logo na sequência foi para o FC Assent, um time da Bélgica, e também só ficou um ano, jogando em 17 oportunidades.
Após essas rápidas passagens, o jogador resolveu encerrar sua carreira como atleta de futebol. Mas logo depois já iniciou sua carreira como treinador, onde teve mais sucesso e com passagens por grandes times, inclusive sendo técnico da Seleção Holandesa e conquistando o vice-campeonato da Copa do Mundo de 2010.
0 comentários:
Postar um comentário