Foto: divulgação / Toluca FC
Com defesas e gol de pênalti, goleiro brasileiro brilha em vitória do vice-líder Toluca
Na noite da última sexta-feira (7), o Toluca abriu a 14ª rodada do Campeonato Mexicano ao visitar e vencer o Puebla por 2 a 1, com gols de Édgar López e Tiago Volpi. Com 28 pontos, os Diablos Rojos se mantiveram na 2ª colocação, na zona de classificação direta para a Liguilla, como são chamados os playoffs no país.
Mas se engana quem pensa que o gol de pênalti, marcado aos 14 minutos do primeiro tempo, foi a única contribuição do goleiro brasileiro à sua equipe. Unanimemente apontado como o melhor jogador em campo pela imprensa local, Volpi realizou oito defesas - sendo a mais difícil delas no último lance da partida, em chute à queima-roupa do compatriota Gustavo Ferrareis.
A grande atuação rendeu ao ex-são-paulino diversos prêmios, que confirmam sua ótima fase. A plataforma de dados estatísticos Sofascore, por exemplo, o elegeu como o melhor jogador de toda a rodada do Campeonato Mexicano, com nota 8,8.
O jornalista David Faitelson, da ESPN, um dos mais conceituados do país, não poupou elogios ao arqueiro em seu Twitter: "O Toluca sofreu demais contra o Puebla, mas mostrou ter uma vantagem: o melhor goleiro da Liga MX, Tiago Volpi".
A performance do brasileiro também não passou batida por seu treinador, Nacho Ambriz, que na coletiva pós-jogo analisou: "Se nós temos uma qualidade, é o toque de bola. Hoje era importante mostrarmos isso, pois o Puebla também tem essa virtude, mas não conseguimos. E foi Volpi quem nos salvou da pressão e nos ajudou a conquistar 3 pontos essenciais".
Ao comentar a repercussão, o atleta do Toluca preferiu destacar os objetivos coletivos de seu time: "Esse reconhecimento é um sinal de que estamos fazendo as coisas bem. Vivo um momento feliz, tenho muita confiança no potencial da nossa equipe e sinto que todos aqui querem marcar seu nome na história do clube, tanto quanto eu", disse.
O otimismo do camisa 1 se justifica: nos últimos 9 jogos, o Toluca soma 7 vitórias, com 24 gols anotados e apenas 10 sofridos. Vice-campeão no último Apertura 22, o time escarlata é apontado como um dos favoritos à conquista do título que não vence desde 2010. Apesar dos 13 anos de seca, o Toluca é o terceiro maior campeão mexicano, com dez títulos em sua história.
“O foco agora está nas próximas partidas. Restam três rodadas, o campeonato está se encaminhando para a reta final e devemos pensar em um jogo de cada vez para nos garantirmos no mata-mata", diz Volpi, que volta a campo no próximo domingo, contra o 15° colocado Pumas, agora comandado pelo técnico António "Turco" Mohamed, exAtlético Mineiro.
0 comentários:
Postar um comentário