Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Roberto Carlos defendeu o Verdão por duas temporadas e meia
Um dos melhores laterais da história do futebol mundial completa 50 anos. Roberto Carlos da Silva Rocha, nasceu em Garça, São Paulo, no dia 10 de abril de 1973, e teve uma carreira brilhante, com títulos expressivos e passagem por grandes times nacionais e internacionais, entre eles o Palmeiras, entre 1993 e 1995.
Tudo começou no União São João, em 1991, quando começou a atuar no profissional. O lateral-esquerdo tinha uma batida na bola surreal é um físico que chamava a atenção, tanto que não demorou muito para chamar a atenção de grandes clubes. Além disso, recebeu suas primeiras convocações para a Seleção Brasileira ainda como atleta do time de Araras.
Em 1992 foi emprestado para o Atlético Mineiro, onde fez uma série de viagens para jogar amistosos com clubes europeus. Em alguns não foi títulos, mas depois ganhou a posição e surpreendeu a todos com as suas grandes atuações, e isso fizeram outros times se interessarem.
O Palmeiras, que era patrocinado pela Parmalat, queria montar um grande time, pois estava há 16 anos sem ganhar títulos. A torcida contava os dias para voltar a comemorar, e a patrocinadora não fez esforços para trazer grandes nomes para o alviverde.
Roberto Carlos foi um dos nomes, e mesmo sendo muito jovem, chegou com grandes expectativas. Rapidamente o lateral se tornou titular da equipe, fazendo grandes atuações e dando um equilíbrio pelo lado esquerdo, tanto ofensivamente, quanto defensivamente.
O jogador era muito diferente, mostrou desde o começo o seu potencial e isso chamou muito a atenção de todos dentro e fora do clube. O Palmeiras, com uma seleção, conseguiu voltar a ganhar títulos e ter um grande desempenho, sendo considerado um dos melhores times da história do clube.
Em 1993, o alviverde conquistou o Campeonato Paulista, o Torneio Rio-São Paulo e o Campeonato Brasileiro, três títulos muito importantes para aquele momento que o clube vivia. Foi um grande ano coletivo e individual do clube, voltando forte para o cenário nacional.
Mas não parou por aí, a equipe continuou em alto nível, mostrando um grande desempenho e tendo seus jogadores em alto nível. Roberto Carlos já recebia algumas propostas e era difícil segurar o lateral por muito tempo, mas para aquela temporada ele permaneceu.
O Alviverde manteve o desempenho e novamente levantou troféus. A equipe conquistou o bicampeonato Paulista e o Brasileirão. Foi dois anos de muitas alegrias para a torcida e o ambiente em perfeito estado, e por isso aqueles atletas entraram para a história do clube.
Roberto Carlos ainda chegou a atuar em 1995 pelo Palmeiras, chegando a ser vice-campeão paulista, mas recebeu uma grande proposta da Internazionale e decidiu seguir sua carreira em outro continente. O lateral-esquerdo disputou 185 jogos e marcou 20 gols pelo Verdão.
0 comentários:
Postar um comentário