Foto: arquivo
Adriano foi contratado pelo Celta, em 1996, após se destacar pelo Sport Recife
Neste 7 de abril de 2023, o ex-zagueiro Adriano está completando 50 anos. Revelado pelo Ferroviário e tendo sido destaque no Sport Recife, chegando até a Seleção Brasileira, ele teve uma passagem pelo Celta de Vigo, da Espanha, na segunda metade da década de 90.
Nascido em Fortaleza, Adriano Félix Teixeira, começou no Ferroviário de sua terra natal, onde se profissionalizou em 1992, com 19 anos. Se destacou e chamou a atenção do Sport, que o contratou ainda em 1992. O zagueiro teve uma bela passagem pelo Leão, sendo campeão estadual em 1994 e 1996, chamando a atenção de Zagallo, que o convocou para a Seleção Brasileira em 1995, fazendo dois jogos pela Canarinho.
O fato de ter bons desempenhos pelo Sport e ainda ter sido convocado pela Seleção fez com que vários clubes, do Brasil e exterior, ficassem de olho no zagueiro. A diretoria do Leão optou por vendê-lo ao exterior e quem venceu a corrida para contratá-lo foi o Celta.
Adriano desembarcou na Espanha em 1996 para jogar no RC Celta de Vigo em um verão em que Horacio Gomez pretendia iniciar aquela equipe euro-céltica que começaria a tomar forma na temporada seguinte. Nesse mesmo momento chegaram na equipe Mazinho, Del Solar, Motovoi e Revivo.
Na temporada 1996-97, o brasileiro Adriano faria 20 jogos no campeonato pelo Celta (16 como titular e quatro como suplente), estreando-se a 8 de dezembro de 1996, frente ao Sporting de Gijón, substituindo aos 13 minutos o lesionado Alejo Indias.
Na temporada seguinte foi emprestado ao Fluminense, que não vivia bons momentos e atrasava salários. Depois de um ano de Tricolor, voltou para Vigo, ficando até 2000, embora tenha disputado apenas uma partida na temporada 1998-99 e duas 1999-2000.
De 2000 a 2003, jogou pelo Compostela, sendo um dos principais jogadores daquela equipe. Após a despromoção por falta de pagamento dos Compos, Adriano decidiu assinar pelo Cultural Leonesa, onde disputou um total de 32 jogos e marcou 8 gols (incluindo Liga, Taça e fase de promoção). Após deixar o Cultural, voltou ao seu país natal para jogar pelo Vasco da Gama e depois pelo Santa Cruz de Recife, onde se aposentou em 2007.
0 comentários:
Postar um comentário