Por Diego Dantas
Foto: Bruno Freitas/Noroeste
Novorizontino fez valer o fator casa e conquistou o acesso
O Novorizontino está de volta ao Paulistão A1 em 2024! Na tarde deste sábado, dia 1º de abril, Novorizontino e Noroeste se enfrentaram no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, e o Tigre venceu por 1 a 0, o que significa o retorno imediato após o rebaixamento em 2022. Já para o Norusca, era o retorno para a Série A1 após mais de uma década, tendo participado pela última vez em 2011.
No primeiro embate entre as duas equipes, realizado no último final de semana, em Bauru, deu empate: 1 a 1. Com isto, quem vencesse neste sábado conquistaria o acesso para a Série A1 do Paulistão e ainda se garantia na decisão da A2. Em caso de nova igualdade, a definição iria para as penalidades.
Apesar do forte calor em Novo Horizonte, as duas equipes demonstraram fome de jogo. Aos 6 minutos, o Tigre teve uma boa chance de abrir o marcador com Ronaldo, que de frente para a meta, parou nas mãos do goleiro Pablo e logo na sequencia, o Norusca respondeu com Luiz Thiago que arriscou do meio da rua, mas sem sucesso.
Aos 12 minutos, a equipe local quase abriu o placar: após ótima troca de passes, o camisa 10, o meia Marlon, chutou rasteiro. Porém a bola caprichosamente bateu em ambas as traves, sem ultrapassar a linha da meta.
Conforme o jogo seguiu, o Tigre fez valer o mando de campo, tanto que chegou a abrir o placar aos 24 minutos. Em contra ataque rápido, o camisa 8 Romulo aproveitou erro da zaga bauruense e abriu o marcador na saída do goleiro Pablo. Gol este que chegou a ser assinalado impedido, mas retificado o erro da arbitragem através do VAR: 1 a 0 para a equipe da casa.
Aos 29 minutos, o Novorizontino ampliou sua vantagem no marcador. Em rápida jogada de pé em pé, o camisa 7, Aylon, apareceu na entrada da pequena área para aumentar a diferença no placar a favor da equipe mandante, que ficou muito perto do acesso.
Nos acréscimos do primeiro tempo, Willean Lepo quase faz o terceirou após forte chute na entrada da grande área, enquanto o Noroeste ainda tentou intimidar o Tigre, após cruzamento de Erick Varão. Porém Carlão, cabeçeou para fora. Assim, o jogo foi para o intervalo com a vantagem do Novorizontino por 2 a 0.
Na segunda etapa, o Tigre continuou pressionando o Noroeste apesar da vantagem no placar. Ronaldo teve duas oportunidades para fazer o terceiro gol no Estádio Jorge Ismael de Biase. Na primeira, praticamente sem angulo conseguiu chutar de primeira porém nas mãos do goleiro Pablo porém momentos depois em outra jogada de ataque do time da casa, o camisa 9 saiu cara a cara com Pablo porem novamente não conseguiu superar o guarda-metas da equipe de Bauru.
Aos sete minutos, novamente o Novorizontino teve boa chance de ampliar o marcador, desta vez com Romulo que após receber na entrada da grande área, caprichou demais ao tentar driblar Jonatas Paulista e bater de chapa, porém resultou em outra chance disperdiçada da equipe local.
Aos 11 da segunda etapa, o Tigre novamente teve outra ótima oportunidade de marcar o terceiro tento na partida. Willean Lepo tentou por cobertura superar o goleiro Pablo porém a bola subiu demais e acabou indo para fora.
Com o decorrer do segundo tempo e a vitória praticamente garantida ao Novorizontino as ações do jogo casualmente tornaram-se menos intensas, porém aos 37 da segunda etapa Raul Prata realizando boa jogada pelo lado direito encontrou Renan Gorne que por sua vez chutou rasteiro, porém novamente Pablo foi eficiente para salvar o Noroeste de levar o terceiro gol da tarde.
A partida teve tempo para uma jogada um tanto curiosa. Antes do fim, o camisa 4 e capitão Renato Palm cabeçeou em direção para a própria meta, porém o goleiro Georgemy conseguiu salvar o Novorizontino de sofrer um gol contra totalmente inesperado. E por falar em gol contra, foi assim que o Novorizontino chegou a o seu terceiro gol. Renan Gorne cruzou a bola rasteiro para o meio da pequena área, a bola bateu diretamente na zaga noroestina, traindo o goleiro Pablo, porém desta vez foi marcado o impedimento, sem interferência do VAR.
Antes do apito final enfim saiu o terceiro gol da equipe da casa. Para coroar a festa que já acontecia nas arquibancadas e a bela campanha do Tigre na Série A2, Geovane. arriscou de longe e acertou o ângulo de Pablo Kaique, dando numeros finais ao jogo e sacramentando o acesso do Novorizontino para a elite estadual em 2024.
Com o resultado, o Novorizontino, além de garantir o acesso, vai encarar na decisão o vencedor de Ponte Preta e XV de Piracicaba, que jogam ainda neste sábado, em Campinas (no primeiro jogo, vitória da Ponte por 3 a 0). Já o Noroeste deve anunciar nos próximos dias se vai jogar a Copa Paulista ou se começa a planejar a temporada de 2024.
0 comentários:
Postar um comentário