Foto: arquivo / Revista Placar
Dener com a faixa de campeão gaúcho
Nascido em 2 de abril de 1971, Dener, que faleceu precocemente em 1994, quando tinha 23 anos, brilhou com a camisa da Portuguesa e também ficou marcado por ter jogado pelo Vasco da Gama, clube que ele defendia quando sofreu o acidente que o levou a morte. O jogador também teve uma curta passagem pelo Grêmio em 1993, onde teve o seu único título como profissional em vida: o Gaúcho daquele ano.
Em meio ao Campeonato Gaúcho de 1993, o tricolor corria atrás de uma contratação de peso para que o time embalasse na competição e fez uma boa proposta para contratar Dener por empréstimo. A Lusa, que até aquele momento negava-se a negociar seu melhor jogador, principalmente para os rivais paulistas, cedeu às investidas dos dirigentes gaúchos e o meia-atacante aportou no Olímpico para jogar por apenas três meses.
No Grêmio de Luiz Felipe Scolari, Dener fez 23 jogos e marcou quatro gols. Com a camisa tricolor, ele sagrou-se campeão gaúcho, primeiro título profissional da carreira (o segundo foi póstumo com o Vasco da Gama, do Camepeonato Carioca. Ele até levanta a troféu na Taça Guanabara, mas nem título de turno foi naquele ano, apenas uma conquista simbólica antes do quadrangular final). O Tricolor Imortal ganhou o octogonal final do estadual com cinco pontos de vantagem para o Internacional (lembrando que na época a vitória valia apenas dois pontos).
Por muito pouco, Dener não conquistou outro título pelo Grêmio. O Imortal Tricolor chegou na decisão da Copa do Brasil, onde enfrentou o Cruzeiro. Porém, após um empate em 0 a 0 no Olímpico e uma derrota por 2 a 1 no Mineirão, o time gaúcho perdeu a taça. Aliás, o meia foi criticado por suas atuações nestes dois jogos, aquém do que se esperava do habilidoso camisa 7 (sim, no Grêmio ele usava a 7).
Ao final do contrato de empréstimo, com uma mistura de decepção, por não ter ido bem nas finais da Copa do Brasil, e sem dinheiro, o Grêmio devolveu Dener para a Portuguesa, onde foi o destaque da equipe no Campeonato Brasileiro de 1993. No início de 1994, foi emprestado ao Vasco e quando faleceu, em 19 de abril de 1994, estava para assinar contrato com o Sttutgart, da Alemanha.
0 comentários:
Postar um comentário