Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
José Poy está na história do Tricolor Paulista
Um dos grandes ídolos dentro e fora de campo da história do São Paulo completaria 97 anos hoje. José Poy nasceu em Rosário, na Argentina, no dia 11 de abril de 1926, e faleceu na capital paulista, no dia 8 de fevereiro de 1996. O goleiro foi muito importante para o clube, teve um significado importantíssimo fora dos gramados.
A sua carreira começou em 1944, quando começou a atuar pelo Rosário Central, equipe de sua cidade. Pelo time argentino, o goleiro fez grandes atuações, mostrando ter um grande potencial, era seguro e tinha uma liderança como uma das suas principais características.
Depois do Rosário, o jogador foi atuar no Banfield, mas ficou por pouco tempo, e logo depois retornou a equipe que o revelou. Mas dessa vez foi uma passagem curta, pois logo na sequência, veio para o Brasil para assinar com o tricolor paulista.
O time paulista ainda era uma equipe ‘recém-criada’ perto dos outros times do futebol brasileiro, como Palmeiras, Corinthians e Santos, que foram fundados no início do século XX. Mas o goleiro chegou como uma grande promessa e tinha um forte potencial para assumir a titularidade.
Ele chegou em 1948, e ficou os dois primeiros anos no banco de reserva, ainda se acostumado com uma nova cultura. Nessas duas temporadas, o jogador foi bicampeão paulista, os seus primeiros títulos como profissional.
O goleiro se tornou titular em 1950, e mostrou o motivo da sua vinda, foi muito seguro no gol do tricolor, conquistando a vaga e se tornando titular absoluto do São Paulo. As suas boas atuações chamaram a atenção da mídia e de todos que acompanhavam futebol.
As suas grandes atuações fizeram com que a mídia tentasse colocar uma pressão na diretoria são paulina, para convencer o atleta a se naturalizar, para poder jogar a Copa do Mundo de 1954. Porém, o goleiro não aceitou e preferiu não se naturalizar, o que decepcionou as pessoas que o queriam na Seleção Brasileira.
Mas seu futebol se manteve em alto nível, mostrando que era um dos principais goleiros em atividade do futebol brasileiro. Além disso, era muito importante no vestiário, tendo uma liderança muito forte sobre os outros jogadores, ainda mais sendo idolatrado pelos torcedores por suas grandes atuações.
Como titular do clube, o goleiro conquistou mais dois Campeonatos Paulistas (1953 e 1957). A sua importância dentro de campo foi gigantesca para o clube, mas fora dele foi mais ainda. O atleta demonstrou o amor que tinha pelo clube e ajudou muito na construção do estádio.
O goleiro venceu alguns títulos de cadeira cativa, que foi a principal renda para a obra até 1968, ele teria vendido mais de oito mil cativas. Além disso, ele serviu como garoto propaganda, então foi fundamental na construção do Morumbi.
Em 1962, após 14 anos atuando, o goleiro resolveu se aposentar e deixar os gramados, como um dos maiores ídolos da história do clube. Mas, não ficou muito tempo longe do tricolor, pois logo na sequência assumiu o comando técnico do clube, e teve idas e vindas como técnico da equipe, conquistando um Campeonato Paulista e sendo vice em alguns campeonatos importantes.
0 comentários:
Postar um comentário