Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Bahia foi derrotado por 3 a 0
A principal competição internacional da América do Sul é a Libertadores, certame em que todos os clubes lutam para estar e ganhar. Atualmente, os times brasileiros estão tendo uma supremacia, mas tudo começou no dia 20 de abril de 1960, o dia que a primeira equipe do Brasil a atuar.
Em 1960 a competição estava estreando, com um outro nome e até mesmo um formato diferente. O torneio se chamava Copa dos Campeões da América, que imitava os moldes das Copas dos Campeões da Europa, que era mata-mata, e sistema de chaves de quartas, semi e finais.
Lembrando que só atuando na competição os atuais campeões nacionais, e foi por isso que o Bahia foi a primeira equipe brasileira no torneio. O time baiano teve uma grande temporada de 1959 e foi campeão nacional, ganhando a vaga.
Na época era tudo uma novidade, e as equipes não sabiam o que esperar da competição, que se tornou o principal torneio no continente. Porém, o Bahia não teve tanta sorte em seu primeiro jogo no campeonato e acabou se complicando na Libertadores.
O Bahia enfrentou o San Lorenzo no grupo, que era mata-mata, onde os dois atuavam duas vezes, com o mando de cada e quem somasse mais pontos levava, mas se empatasse nos critérios, teria mais um jogo para o desempate. A primeira partida aconteceu na Argentina, o Bahia viajou para atuar fora de casa, e não conseguiu ter um grande desempenho, pelo contrário, passou um sufoco e teve um resultado péssimo.
A equipe acabou sendo derrotada por 3 a 0 e se complicou muito na competição, não foi a estreia que todos esperavam, mas ainda tinha chance para recuperação na partida de volta. Duas semanas depois, as equipes voltaram a se enfrentar pelo jogo de volta, onde o Bahia precisava fazer o mesmo placar para ter mais um jogo ou por 4 gols de diferença para passar no saldo.
Porém, o time até fez um bom jogo, mas não foi o suficiente para conseguir a classificação. O Bahia venceu por 3 a 2, e não conseguiu passar para a próxima fase, sendo eliminado no primeiro confronto, não foi uma estreia que todos queriam.
0 comentários:
Postar um comentário