Por Fabio Rocha
Foto: arquivo
Foto: arquivo
Morientes quando defendeu o Real Madrid
Fernando Morientes Sánchez, nasceu em Cáceres, na Espanha, no dia 5 de abril de 1976, e se transformou em um grande atacante do futebol europeu. O jogador teve passagens por grandes times e conquistando títulos importantes, sendo até um dos protagonistas no Real Madrid.
A sua carreira profissional começou no Albacete, uma equipe pequena da Espanha, onde ficou por duas temporadas. Depois foi para Real Zaragoza, um time mediano do país, mas que já era uma grande oportunidade para ele demonstrar todo seu potencial.
Lembrando que em todo esse período, o jogador já era convocado para a Seleção de Base da Espanha, então tinha uma rodagem muito boa. Pelo Zaragoza, o atacante mostrou um grande futebol, se destacando no país e chamando a atenção de grandes times.
Em 1997, recebeu uma grande proposta para atuar no Real Madrid, que tinha uma equipe cheia de estrelas e dominava o futebol europeu. O jogador chegou no clube com apenas 21 anos, ainda muito jovem, mas carregando uma grande expectativas da diretoria e dos torcedores.
Em sua primeira temporada, ficou revezando entre titular e reserva, mas aos poucos ia cavando o seu espaço na grande equipe. O atacante tinha que evoluir ainda, pois estava em um processo de amadurecimento e tinha que passar por algumas coisas para se tornar uma realidade no futebol.
Em 1997 ajudou a equipe a conquistar a Supercopa da Espanha e a Liga dos Campeões, mas ainda sem ter um papel muito relevante. Após a sua adaptação, o jogador foi evoluindo cada vez mais nos outros anos e se tornou titular da equipe nas próximas temporadas.
Morientes foi fundamental nas outras temporadas, ajudando a equipe a ganhar mais uma vez a Liga dos Campeões de 1999-00, fazendo um dos gols na final contra o Valencia. Porém, muitas vezes, o jogador era considerado coadjuvante ao lado de Raul e outros atletas de mais nomes, e isso não agrava muito o rapaz.
O atacante ainda ajudou o time a ganhar dois Campeonatos Espanhol, mais duas Supercopa da Espanha, uma Supercopa Europeia e um Mundial de Clubes. Muitos títulos na carreira do atacante, mas que ao longo do tempo começou a perder espaço com a chegadas de outros jogadores.
A partir de 2002, Morientes começou a frequentar mais o banco de reserva, e isso não era agradável para o jogador, já que tinha um ótimo desempenho em campo. Mas isso ocorreu após algumas contratações que o Real fez para a temporada, de jogadores com muito nome, transformando a equipe no que se tornaria os Galáticos.
Em 2003, o jogador acabou sendo emprestado para o Mônaco, já que não estava sendo aproveitado na Espanha. Na França, o atacante foi muito importante, inclusive foi fundamental no vice-campeonato da Liga dos Campeões, onde a equipe eliminou o Real Madrid nas quartas de finais.
O jogador ficou uma temporada apenas, e o Real Madrid o quis de volta, mas novamente não teve espaço. Morientes continuou no banco de reserva, o que irritou mais ainda, por isso resolveu deixar o clube ao final da temporada para atuar no Liverpool.
0 comentários:
Postar um comentário